Buscar

Segundo a Lei n. 12.063/2009 é possível medida cautelar no bojo da Ação Direta de inconstitucionalidade por omissão?

Me ajudaaaa

💡 2 Respostas

User badge image

leandro polezi

Art. 12-F.  Em caso de excepcional urgência e relevância da matéria, o Tribunal, por decisão da maioria absoluta de seus membros, observado o disposto no art. 22, poderá conceder medida cautelar, após a audiência dos órgãos ou autoridades responsáveis pela omissão inconstitucional, que deverão pronunciar-se no prazo de 5 (cinco) dias. 

§ 1o  A medida cautelar poderá consistir na suspensão da aplicação da lei ou do ato normativo questionado, no caso de omissão parcial, bem como na suspensão de processos judiciais ou de procedimentos administrativos, ou ainda em outra providência a ser fixada pelo Tribunal. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Lei n. 12.063/2009, é um acréscimo à lei no 9.868, de 10 de novembro de 1999, e acrescenta o “estabelecimento da disciplina processual da ação direta de inconstitucionalidade por omissão”.

Já o conceito de medida cautelar é descrito pelo processo que visa assegurar (ou conservar, prevenir e defender) a eficácia de um direito, sendo um ato de precaução.

Segundo o artigo 12-F da própria Lei n. 12.063/2009, é possível a concessão de medida cautelar, podendo consistir na “suspensão da aplicação da lei ou do ato normativo questionado”, após autorização de autoridades ou de audiência com órgãos responsáveis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais