Buscar

qual influencia do folato na gravidez?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriana Caixeta

-Durante a gestação, o fechamento do tubo neural ocorre nas primeiras quatro semanas após a concepção. Quando esse tubo não consegue completar a neurulação ou envoltórios, ocorre o defeito que, dependendo do tipo de falha e do local acometido, pode originar doenças que causam morte ou sequelas graves nos recém nascidos, sendo as mais frequentes a anencefalia e a espinha bífida. 

 

0
Dislike0
User badge image

S Pg

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B. Juntamente com a vitamina B12, o ácido fólico é necessário para a formação de glóbulos vermelhos normais e para a síntese do DNA (ácido desoxirribonucleico), ou seja, o material genético das células. O ácido fólico também é necessário para o desenvolvimento normal do sistema nervoso do feto.

Boas fontes de ácido fólico incluem verduras de folhas verdes cruas, aspargos, brócolis, frutas (especialmente frutas cítricas), fígado, outras vísceras, levedura seca e pães, massas e cereais enriquecidos. O cozimento prolongado destrói entre 50% e 95% do ácido fólico nos alimentos.

Gestantes ou mulheres em idade fértil devem tomar suplementos de ácido fólico para reduzir o risco de ter um bebê com um defeito congênito, principalmente defeitos do tubo neural. Doses mais altas de ácido fólico são, com frequência, receitadas para mulheres que tiveram um bebê com defeito do tubo neural.

Mulheres que estejam tomando tanto contraceptivos orais como anticonvulsivantes podem precisar tomar suplementos de ácido fólico. Os anticonvulsivantes podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais. Os suplementos de ácido fólico podem ajudar a manter a eficácia dos contraceptivos orais.

Os suplementos de ácido fólico não protegem contra doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral. Não existe evidência de que os suplementos de ácido fólico reduzam ou aumentem o risco de desenvolver vários tipos de câncer. A suplementação de ácido fólico não parece melhorar a função cognitiva em idosos.

Se um exame de sangue detectar a presença de glóbulos vermelhos grandes em uma pessoa com anemia ou desnutrição, o médico medirá o nível de ácido fólico no sangue. Um valor baixo é indicativo de deficiência de ácido fólico.

O médico também mede os níveis da vitamina B12 para descartar a presença de deficiência de vitamina B12, pois essa deficiência também pode causar anemia e glóbulos vermelhos grandes. O médico precisa descartar a possibilidade de deficiência de vitamina B12 antes de tratar a deficiência de ácido fólico em pessoas com anemia. A anemia pode diminuir em pessoas com deficiência de vitamina B12 que forem tratadas com ácido fólico. Porém, a suplementação de ácido fólico não melhora os danos aos nervos causados por deficiência de vitamina B12 e pode até fazer com que ela piore.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais