Buscar

Quais foram os impactos/ consequências das Revoltas Regenciais na configuração territorial e política do Império Brasileiro?

💡 2 Respostas

User badge image

wellington kirmeliene

As revoltas regenciais fortaleceram o sentimento regionalista fruto dos ideais separatistas que permearam todas as ações. Esse regionalismo não apenas no âmbito cultural, mas abrindo caminho para o fortalecimento político de muitas províncias que passariam a ceder políticos para cargos de maior envergadura. Um exemplo disso seria o Parlamento brasileiro durante o segundo reinado e que contava com lideranças que vieram da região Norte e Nordeste.

Em termos geográficos, possivelmente a Farroupilha tenha sido a insurreição regencial que mais impactou uma vez que províncias (futuros estados) surgiram do esfacelamento tanto da República Rio Grandense quanto da República Juliana.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As Revoltas Regenciais ocorreram em um período de percepção, nas províncias, de enfraquecimento do governo central do Império. Tal percepção, acompanhadas da grande pobreza e descaso econômico que nelas predominava, deram origem a grandes revoltas de caráter emancipacionista. As mais notáveis foram a Cabanagem, no Pará, a Sabinada, na Bahia, a Balaiada, no Maranhão e a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Todas elas estavam, em maior ou menor, relacionadas com questões econômicas, enxergando na independência o melhor caminho para resolvê-las. Todas, porém, foram sufocadas pelo Exército Imperial, que conseguiu preservar a unidade nacional. A que mais chegou a ameaçar a unidade nacional foi a Revolução Farroupilha, que durou 10 anos, adentrando o Segundo Reinado, sendo também a única que conseguiu grandes concessões políticas do governo central. As províncias só passariam a deter maior autonomia com a proclamação da República, ocasião em que seriam elevadas a estados.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais