Buscar

Por que o BRASIL não é um PAÍS de primeiro mundo?

Respostas

User badge image

Marilene Palmeira Santos

Primeiro mundo, esse lugar quase perfeito, onde a violência é mínima, a educação é de qualidade, as ruas são limpas, a saúde é um direito universal... Um sonho que muitos brasileiros dizem querer para o nosso país. Será? Países de primeiro mundo estão concentrados, principalmente, na Europa, e vou contar um segredo a vocês. Educação, é claro, é uma das ferramentas que leva estes países a esta tão sonhada realidade, mas, antes de tudo, o que garante o equilíbrio e a paz nos lugares com os melhores indicativos sociais do planeta é a distribuição de renda. Quanto mais o governo investe na qualidade de vida dos mais pobres, melhores são os indicadores sociais.

Isso fica claro quando damos uma breve olhada na realidade europeia. Países como Espanha e Portugal possuem algum tipo de assistência social e seus indicativos são, claro, bem melhores que os do Brasil, por exemplo, mas nada comparado ao que se registra nos países nórdicos, onde o investimento no social é pesado e, por vezes, inacreditável pra pessoas que vêm de países com uma profunda desigualdade social.

 Agora me digam, essa realidade é possível no Brasil? O brasileiro compreende que o investimento na igualdade social é uma questão estratégica para a qualidade de vida de todos? Parece que não. A indignação com o bolsa-família é um indicativo. Outra característica do brasileiro é o ego. Ele precisa que o pobre exista para que ele possua uma posição de destaque na sociedade. Além de querer explorar a mão de obra de quem está desesperado para colocar comida na mesa de casa, como no episódio do empresário que comemorou, via redes sociais, a volta dos garçons que aceitavam trabalhar toda a madrugada por um valor irrisório. Coisa que, segundo ele, não estava ocorrendo em anos recentes.

Enquanto o brasileiro não perceber que a distribuição de renda é a chave para o desenvolvimento de um país, iremos viver em uma sociedade desigual e cada vez mais violenta. O problema parece estar distante quando a fome não bate na sua própria porta, mas os reflexos disto um dia chegarão. Pode ser no sequestro que a filha do vizinho sofrerá, ou no tiro que atingirá você ou um membro de sua família. Vivemos em sociedade e os reflexos da desigualdade atingem a todos nós. É preferível repartir o pão para que todos vivam em paz do que estar a todo o tempo apavorado, segurando o pão para que o vizinho não venha roubá-lo de forma violenta. Do jeito que vai, infelizmente, o Brasil jamais será um país de primeiro mundo.

4
Dislike0
User badge image

Davi Sena

Minha opiniao Primeiro que tem muito roubo começando pelos os politicos segundo o brasil er rico em suas adversidades como no petroleo e na amazonia na qual o impacto disso geraria mais empregos e mais salarios e nao existiriam pessoas passando necessidades começando por ai melhoraria a situaçao da polpulaçao e mercado cresceria economicamente gerando com o tempo pais de 1 mundo e suas tecnologias avançadas. ..minha opiniao
2
Dislike0
User badge image

Joice Brito

Porque ainda temos muito a evoluir
1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina