Buscar

Para entendermos o fato histórico do descobrimento, devemos voltar nosso olhar para o processo histórico que o levou a acontecer...

  Para entendermos o fato histórico do descobrimento, devemos voltar nosso olhar para o processo histórico que o levou a acontecer. Precisamos remontar ao século XII, quando transformações ocorridas na Europa, e particularmente na Península Ibérica, deram início ao processo que culminaria na expansão marítima e comercial. É ainda na Idade Média que vão se acumulando, a partir de mudanças na sociedade europeia, as condições necessárias para o início da aventura colonial europeia.  Devemos ter em mente que a conquista do Brasil não foi obra do acaso, mas sim o produto do processo histórico que, modificando profundamente a estrutura da Europa, levou à expansão comercial e ao processo colonialista. Com relação ao processo histórico que levou Portugal à conquista do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
  a) A posição geográfica e novas técnicas de navegação prejudicaram a expansão portuguesa.
  b) A explicação para a expansão colonial portuguesa se deve exclusivamente a fatores econômicos.
  c) A existência de um inimigo externo favoreceu o surgimento do Estado centralizado em Portugal.
  d) A burguesia portuguesa soube impor ao Estado a expansão comercial, à revelia da população.
 

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A alternativa a) está errada, pelo contrária, as técnicas desenvolvidas e a posição geográfica de Portugal foram aspectos que favoreceram a expansão marítima.

A alternativa b) está errada, há outros fatores, como por exemplo a localização geográfica, que podem explicar esta expansão.

A alternativa c) está correta, de fato para se proteger houve uma centralização de poder, garantindo a formação do estado moderno.

A alternativa d) está errada, porque apesar de haver a pressão para encontrar novas rotas de comércio, havia certa relutância da população.

Portanto, apenas a alternativa c) está correta e consegue responder esta questão.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais