Buscar

1) Qual a classificação dos crimes quanto ao concurso de pessoas? 7) Qual a diferença entre autoria mediata e autoria intelectual?

💡 2 Respostas

User badge image

Artur Anderson

O concurso de pessoas é o cometimento da infração penal por mais de uma pessoa.Que são classificadas em três teoria: Monista/Unitária,Dualista e Pluralista.

Monista/Unitária:Todos que colaboraram na prática delitiva respodem pela mesma infração.

Dualista: Os coautores respodem por uma infração,e os partícipes por outra.

Pluralista: Cada colaborador deve responder por uma infração diversa.

***OBS: No Brasil, é adotada a teoria Monista/Unitária, conforme art.29 c/30 do CP.

AUTORIA MEDIATA:É quando o terceiro é reduzido à condição de mero instrumento para a execução, e o homem “que domina a vontade” é o autor mediato; sendo que as razões do domínio podem ser três;

a) coação exercida sobre o terceiro para que pratique o fato;

b) induzir em erro o terceiro para que pratique o fato;

c) domínio por meio de um aparato de poder organizado; que ocorre quando alguém se serve de uma organização estruturada hierarquicamente, dissociada da ordem jurídica, para determinar a execução dos crimes por pessoas facilmente substituíveis.

AUTORIA INTELECTUAL: O partícipe é quem não tem domínio sobre função ou tarefa no ato criminoso, seu domínio se restringe ao ato de auxiliar indiretamente o autor, quem pratica o crime em si.

***BIZUALHO: AUTOR,COAUTOR E PARTÍCIPE:https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/artigos/629427766/entenda-a-diferenca-entre-autor-coautor-e-participe

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que o concurso de pessoas reside na hipótese da ocorrência de uma prática delitiva decorrente da empreitada de duas ou mais pessoas ligadas para tal fim.

Dessa maneira, verificamos que o concurso de pessoas é a participação consciente e voluntária de duas ou mais pessoas na mesma infração penal, em que se exige a livre convergência de vontades para um fim ilícito comum.

Por conseguinte, temos que sua classificação se perfaz da seguinte forma:


  1. Pluralidade de condutas
  2. Relevância causal entre as ações
  3. Liame subjetivo entre os agentes
  4. Identidade do fato

Por fim, temos que a autoria mediata ocorre quando o autor domina a vontade alheia e, desse modo, se serve de outra pessoa que atua como instrumento. Por outro lado, o autor intelectual é aquele que planeja o crime, pode também ser o seu indutor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais