Buscar

ATIVIDADE 4 Planejamento estratégico

PERGUNTA 1

  1. O planejamento estratégico é uma estrutura completa que busca a viabilização e o alcance de determinados objetivos. Essa estrutura, entretanto, precisa ser colocada em prática, de forma que possa realmente funcionar e, para isso, geralmente ela é dividida em segmentos ou etapas/seções, os quais são determinados como planos de ação. Sobre o que vem a ser esses planos de ação dentro do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta.

       

    Os planos de ação se tornam momentos práticos, em que são organizados, de forma sistemática, todos os recursos envolvidos para determinados objetivos, como as pessoas, o passo a passo, o orçamento financeiro, a execução e a avaliação de cada tarefa etc.

       

    Os planos de ação se tornam momentos práticos, entretanto não se aplicam a todos os setores, assim são desenvolvidos apenas no departamento financeiro, o qual representa uma maior responsabilidade junto às necessidades dos executivos.

       

    Os planos de ação são formas de sistematizar apenas aqueles objetivos que melhor representam as necessidades da empresa, por isso somente terão acesso a esses planos os líderes de cada setor, os quais serão responsáveis em diagnosticar sua plena execução.

       

    Os planos de ação são formas concretas de visualizar e pôr em prática os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, porém o único setor que pode ter em mãos esses planos é o departamento de recursos humanos, a fim de provisionar as futuras rescisões.

       

    Os planos de ação se definem como a execução do todo em partes fragmentadas, sobre a responsabilidade única dos executivos e dos líderes de setor. Neles, não há a necessidade de envolvimento dos demais colaboradores, tendo em vista que já participaram do planejamento inicial.

0,25 pontos   

PERGUNTA 2

  1. Publicitariamente, percebemos, no mercado, empresas fortemente consolidadas, as quais possuem uma excelente equipe que busca, diariamente, por estratégias de posicionamento e diferenciação de suas marcas. Essas empresas, conhecidas como de grande porte, detêm um capital que as possibilitam manter tais práticas, o que nem sempre ocorre de maneira correspondente em organizações de pequeno e médio porte. Nessa perspectiva, sobre os desdobramentos e práticas de mercado que empresas de pequeno e médio porte devem desenvolver, a fim de que possam concorrer com empresas de grande porte, analise as afirmativas a seguir. 
      
    I – Empresas de médio e pequeno porte se esforçam menos no mercado competitivo, tendo em vista que as suas estruturas são menores, assim não requerem muitas estratégias inovadoras. 
    II – Empresas de médio e pequeno porte devem se esforçar em implementações de estratégias inovadoras, a fim de se manter em nível de competição no mercado de negócios. 
    III – As estratégias em empresas de médio e pequeno porte podem ser implantadas de forma tranquila, uma vez que as suas concorrentes já estão no mercado e não adianta se apressar para alcançá-las. 
    IV – Se as estratégias para as pequenas e médias empresas não forem instaladas de forma rápida e eficaz, essas empresas não conseguem concorrer com as demais organizações. 
      
    Está correto o que se afirma em:

       

    II e IV, apenas.

       

    II e III, apenas.

       

    I, III e IV, apenas.

       

    I, II e III, apenas.

       

    I, II e IV, apenas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Ao criar um planejamento estratégico, as organizações ficam plenas de que os consumidores serão atingidos pelos seus planos de ações, o que, consequentemente, reflete nas vendas e no faturamento. O que poucos executivos percebem, entretanto, é que as relações empresariais são movidas pelo poder de barganha, seja por parte dos clientes, seja por parte dos fornecedores. Ao entender que a barganha é algo inevitável nas negociações, assinale a alternativa correta sobre o que realmente ela corresponde.

       

    É o ato em que a organização busca fazer um levantamento, por meio de uma pesquisa de mercado, sobre quais são as necessidades reais dos consumidores, a fim de que possam estabelecer melhores métodos de vendas.

       

    É o ato de selecionar os fornecedores para uma organização. Assim, são considerados apenas aqueles que não questionam e não se posicionam durante as negociações de preços ou condições de entregas de mercadorias.

       

    É o ato de confrontar as informações advindas dos clientes e dos fornecedores, realizando um planejamento específico, para que todos entrem em um consenso sobre a qualidade de determinados produtos e serviços.

       

    É o ato de negociação entre as partes, em que cada uma buscará meios de encontrar as melhores condições e vantagens para o seu lado, seja por meio do preço como um desconto, seja com algum item complementar.

       

    É o ato de negociar apenas com os clientes que demonstram reais interesses pelos produtos, uma vez que esse tipo de consumidor tende a reclamar menos e aceitar, com mais facilidade, as propostas oferecidas pela empresa.

0,25 pontos   

PERGUNTA 4

  1. Na busca pelo sucesso, muitas empresas acabam se deparando com situações que as colocam em risco, fazendo com que muitos empresários desistam de seus sonhos, de modo a fechar as portas de seus empreendimentos. Nessa perspectiva, o ideal é que se encontrem estratégias de diferenciação que sejam aplicáveis, principalmente em se tratando de empresas de médio e pequeno porte. Dentre as estratégias que se viabilizam no mercado, encontra-se a do Oceano Azul. Quanto ao que essa estratégia dita aos executivos de negócios, assinale a alternativa correta.

       

    Espera-se que os executivos possam perceber quais foram as maiores falhas e possam fechar os seus estabelecimentos de forma mais tranquila, sabendo que, no período de sua atuação, fizeram tudo o que era possível para se restabelecer.

       

    Espera-se que os executivos reinventem os seus modelos de negócios, buscando a diferenciação, mesmo em um cenário de tantas repetições e imitações, sempre possibilitando novas propostas de agregar valor para os consumidores.

       

    Espera-se que os executivos encontrem formas viáveis de imitar as estratégias dos concorrentes, mas, para que não se prejudiquem, esse processo deve ser muito discreto e sigiloso, assim a sua cópia fica escondida dos concorrentes.

       

    Espera-se que os executivos reconheçam quais são os departamentos que mais estão os prejudicando, para que, assim, possam buscar pela terceirização, o que implica melhores resultados e prejuízos menores para os seus produtos.

       

    Espera-se que os executivos entendam, por meio das analogias feitas, que as melhores empresas são aquelas que buscam passar despercebido, já que, dessa forma, os concorrentes não irão devorá-las e derrotá-las.

0,25 pontos   

PERGUNTA 5

  1. Uma das maiores preocupações dos executivos no momento de paralisarem suas equipes em detrimento do planejamento estratégico está voltada à questão financeira.  Isso se dá, principalmente, pelo receio em gastar demais com ações que não tragam os resultados esperados. Por isso é tão relevante que, no planejamento estratégico, sejam verificadas as técnicas de gestão que possam amenizar os riscos. Dessa forma, ao analisar a estrutura da técnica 5W2H como um apoio aos gestores e executores do planejamento estratégico de uma organização, assinale a alternativa correta em relação a como essa técnica pode contribuir para a questão financeira e de orçamento.

       

    Essa técnica ameniza os prejuízos, pois, como os custos já estão estabelecidos por ações e cada ação possui o seu responsável de forma nominal, caso este traga resultados indesejados, poderá ser penalizado por sua ação.

       

    Essa técnica ameniza os prejuízos, pois, por meio dela, os executivos conseguem visualizar os resultados esperados em tempo exato, entretanto isso não se aplica a todos os departamentos, servindo apenas para o financeiro e contabilidade.

       

    Essa técnica ameniza os prejuízos e investimentos desnecessários, justamente por já antecipar os custos necessários e justificar os motivos pelos quais estes devem ser despendidos em detrimento do planejamento estratégico.

       

    Essa técnica, por mais precisa que seja, não ameniza os prejuízos, pois, como o planejamento estratégico prevê ações futuras, é impossível medir quanto custará cada ação no mercado financeiro que ainda está por vir.

       

    Essa técnica não ameniza os prejuízos, pois sempre há, no meio dos executores, aqueles trabalhadores que acabam não se atentando ao orçamento e planejamento inicial, o que acarreta novos desembolsos para a realização do plano.

0,25 pontos   

PERGUNTA 6

  1. Se uma empresa se estabelecesse somente para atender aos desejos e às necessidades de um determinado nicho, não haveria tanto sofrimento. O que ocorre na prática, porém, é que existem muitas empresas que lutam diariamente para conquistar os clientes dos concorrentes, agindo, muitas vezes, de forma ilegal e injusta. Nessa perspectiva, uma solução estratégica, que tornaria os esforços mais brandos, seria o Arranjo Produtivo Local (APL). A partir do exposto, assinale a alternativa correta sobre o que vem a ser esse arranjo.

       

    É uma forma de investigação de mercado, em que empresas concorrentes buscam conhecer quais são os clientes das outras organizações, para que, assim, possam oferecer a eles produtos e serviços que os façam mudar de opinião, tornando-os, então, seus consumidores.

       

    É uma estratégia adotada por empresas não concorrentes que buscam formas de se unirem para atender, de maneira mais coletiva, os seus clientes, agindo como uma única indústria, de modo a fazer com que suas atividades gerem demanda para todas as parceiras.

       

    É uma estratégia de união de bens e capitais, em que as organizações parceiras compartilham seus recursos, já que, em cenários de crise e instabilidade, essa é a forma mais ideal de encontrarem uma possibilidade de continuidade para a oferta de seus produtos.

       

    É uma estratégia utilizada pelos executivos para criarem cartéis. Assim, para que um novo empresário possa se estabelecer, este deverá compartilhar dos mesmos ideais, além de pagar uma contribuição mensal para os demais empresários do grupo.

       

    É uma estratégia de segmentação de mercado, em que os executivos buscam fazer o máximo de esforços para que os seus clientes adquiram todos os produtos de suas listas de necessidades em um único estabelecimento. Dessa maneira, o cliente não corre o risco de se tornar infiel.

0,25 pontos   

PERGUNTA 7

  1. Ao imaginarmos alguns segmentos de negócios, podemos observar que existem muitas empresas similares ou quase que idênticas. Esse fenômeno pode ser entendido como concorrência, no qual existe, em um determinado cenário, a procura por produtos em específico e, para o atendimento dessa demanda, empresas diversas se instalam na promessa de ofertarem aos consumidores itens que venham a atender seus desejos e necessidades. Mediante esse contexto, surge uma possibilidade de buscar mais assertividade e maneiras saudáveis de permanecer no mesmo segmento. Isso se denomina alianças estratégicas. Referente a essas alianças, assinale a alternativa correta.

       

    Alianças estratégicas são formas das empresas atuarem, para que, juntas, possam monopolizar determinados segmentos, criando barreiras para que novas empresas não consigam se estabelecer na mesma oferta de produtos e serviços.

       

    Alianças estratégicas são formas das empresas se unirem, mas, para isso, é necessário criar uma maneira de divisão de bens e capitais, a fim de que exista uma equidade em suas atuações no mercado consumidor.

       

    Alianças estratégicas são formas que alguns executivos encontram para tirarem vantagens dos empreendedores de pequeno e médio porte, os quais deverão pagar uma mensalidade para poderem atuar na mesma região e segmento.

       

    Alianças estratégicas são formas que os executivos podem fazer comparações entre seu capital humano, ou seja, saberão como determinados setores funcionam, para que, assim, possam trabalhar na mesma perspectiva e imitá-los.

       

    Alianças estratégicas são formas que algumas empresas encontram para se consolidar, por meio de estratégias em conjunto, a fim de se unirem para vencer barreiras que não conseguiriam sozinhas, mesmo estando em atuações independentes.

0,25 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Escolher os processos produtivos adequados é uma forma de delinear as estratégias de uma organização. Nesse sentido, a produção enquanto departamento de uma empresa tem um impacto relevante em todos os demais departamentos, já que, para que as vendas, o faturamento, as compras, o financeiro, etc. possam ter pleno funcionamento, o departamento de produção deve dar conta de todas as demandas levantadas. Dentre os modelos de processos produtivos mais conhecidos, destacam-se o Just in time e o Just in case. Sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
      
    I. (  ) Como vantagem do Just in time, tem-se que, nesse modelo, a matéria-prima e os produtos fabricados não ficam obsoletos, o que, se caso ocorresse, poderia desencadear prejuízos e desperdícios. 
    II. (  ) Como vantagem do Just in case, tem-se que, nesse modelo, as chances das vendas serem perdidas, por exemplo, é quase zero, tendo em vista os estoques altos e a intenção de ganho em alta escala. 
    III. (  ) Sobre as desvantagens no Just in case, tem-se a questão das falhas de entregas por parte dos fornecedores, o que prejudicaria toda a produção, já que, nesse modelo, não há estoques obsoletos. 
    IV. (  ) Sobre as desvantagens do Just in time, tem-se que o custo para a manutenção desse sistema é muito alto, principalmente pelo volume exorbitante de produtos que devem ser estocados. 
      
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

       

    F, V, F, V.

       

    V, F, V, F.

       

    F, F, F, F.

       

    V, V, F, F.

       

    F, F, V, V.

0,25 pontos   

PERGUNTA 9

  1. Ao adentrar no cenário de ferramentas e técnicas de gestão que podem colaborar com o planejamento estratégico, uma técnica que ganha destaque e é crucial para o desmembramento desse planejamento em planos de ação é o 5W2H. Essa técnica é conhecida por investigar e organizar os processos de forma sistematizada, além de facilitar a realização das atividades propostas. A estrutura dessa técnica é muito simples e envolve elementos que devem ser detalhados para o alcance de cada objetivo e meta. Assim, sobre esses elementos, analise as afirmativas a seguir. 
      
    I. Ação: é um dos elementos da técnica que busca delimitar quais serão as atividades a serem desempenhadas de acordo com os objetivos estabelecidos previamente. 
    II. Responsável e Prazo: são dois dos elementos da técnica que buscam estabelecer os colaboradores responsáveis pela ação e qual será o prazo para a realização das atividades. 
    III. Local, instrumentos e técnicas: são elementos constituintes da técnica que controlam o orçamento financeiro e os custos para a realização de cada ação detalhada. 
    IV. Por que e quanto: são elementos da técnica que buscam apresentar onde serão desenvolvidas as ações por meio de quais instrumentos e técnicas. 
      
    Está correto o que se afirma em:

       

    I e II, apenas.

       

    II e III, apenas.

       

    III e IV, apenas.

       

    I e III, apenas.

       

    II e IV, apenas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 10

  1. Adentrar ao mundo dos negócios na crença das mil maravilhas é um doce engano, pois, para que uma empresa possa realmente se consolidar e atrair para o seu interior clientes interessados em seus produtos e serviços, ela deverá se esforçar, munindo-se de ferramentas, técnicas, conhecendo teorias que possam trazer alguma vantagem, mesmo que seja mínima em relação aos concorrentes. Essas possibilidades são conhecidas como: alianças estratégicas; arranjo produtivo local; clusters e fusões/aquisições. Sobre elas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
      
    I. (  ) Fusão/aquisição se refere ao processo pelo qual as organizações se unem de forma independente, para que, assim, possam superar as barreiras por meio da formação de cartéis e monopólio de segmentos. 
    II. (  ) Alianças estratégicas se referem ao processo de unificação de empresas para um maior desempenho no mercado. Para isso, as grandes corporações compram as menores e as tornam uma só em seus ramos de atuação.  
    III. (  ) Clusters se refere a estratégias de empresas concorrentes que se unem para dividir recursos para o bem coletivo, como centros de pesquisas e estudos avançados sobre determinado público ou cenário.  
    IV. (  ) Arranjo Produtivo Local se refere a estratégias de atuação. Nesse caso, as empresas se instalam de forma sincronizada, assim os seus produtos e serviços se complementam, gerando atividades umas para as outras. 
      
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

       

    F, V, F, V.

       

    V, F, V, F.

       

    F, F, F, F.

       

    V, V, F, V.

       

    F, F, V, V.

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Paulo Silva

estou estudando em breve dou aa resposta

1
Dislike0
User badge image

fee

Publicitariamente, percebemos, no mercado, empresas fortemente consolidadas, as quais possuem uma excelente equipe que busca, diariamente, por estratégias de posicionamento e diferenciação de suas marcas. Essas empresas, conhecidas como de grande porte, detêm um capital que as possibilitam manter tais práticas, o que nem sempre ocorre de maneira correspondente em organizações de pequeno e médio porte. Nessa perspectiva, sobre os desdobramentos e práticas de mercado que empresas de pequeno e médio porte devem desenvolver, a fim de que possam concorrer com empresas de grande porte, analise as afirmativas a seguir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais