Buscar

Sobre os movimentos culturais e artísticos brasileiros das décadas de 1960 e 70, julgue as afirmativas abaixo:


I. No ano de 1967, o movimento Tropicalista revolucionou a MPB ao romper com o tradicionalismo reinante na música popular brasileira, incorporando às composições elementos da cultura jovem mundial como o rock, a psicodelia e a guitarra;

II. O Cinema Novo trouxe às telas do cinema a realidade social brasileira. Além disso, em plena ditadura militar, colocou-se na ordem do dia questões de ordem política e social;

III. O Cinema Marginal foi um desdobramento do Cinema Novo, embora fizesse críticas a esse movimento. O marco fundador foi o filme Bandido da Luz Vermelha, de 1968. 

Afirma-se a verdade em:

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A afirmativa I está correta, o Tropicalismo foi um movimento de vanguarda que mudou bastante o jeito de se faezr música brasileira, já que afirmava o nacionalismo mas procurava influências externas.

A afirmativa II está correta, a grande característica do Cinema Novo foi conseguir relatar que o Brasil é um país extremamente elitista, classisista e racista, denunciando estas práticas.

A afirmativa III está correta, o Cinema Marginal estava em uma posição dialética com o Cinema Novo, pois é fundado a partir da ruptura com o Cinema Novo, sendo mais radical em suas propostas.

Portanto, temos que as três afirmativas acima estão corretas e apresentam, de fato, o que foi os movimentos artísticos entre as décadas de 60 e 70.

0
Dislike0
User badge image

isael sena

i ii

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais