Buscar

(ENADE, 2012) A taxa de juros seria o fator de equilíbrio que estabelece a igualdade entre, de um lado, a demanda de poupança...?

💡 7 Respostas

User badge image

Bruna Ferreira

(ENADE, 2012) A taxa de juros seria o fator de equilíbrio que estabelece a igualdade entre, de um lado, a demanda de poupança resultante do investimento novo que pode ser realizado a determinada taxa de juros e, de outro lado, a oferta de poupança suprida essa taxa pela propensão psicológica da comunidade a poupar. Todavia, essa teoria vem abaixo tão logo se perceba ser impossível deduzir a taxa de juros do conhecimento desses dois fatores. No texto, Keynes discorda da teoria clássica sobre a taxa de juros. Com base na teoria desse autor sobre o tema, analise as sentenças a seguir:
I - A taxa de juros, para Keynes, depende das condições prevalecentes no mercado monetário e não da disponibilidade de fundos para empréstimos.
II - A preferência pela liquidez, para Keynes, pode ser definida pelos motivos da demanda por moeda, isto é, o motivo-transação, motivo-precaução e o motivo-especulação.
III - Para determinar a taxa de juros de equilíbrio, é necessário considerar, além da propensão marginal da comunidade a poupar, também a eficiência marginal do capital.

É correto o que se afirma em:

FONTE: KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982, p. 143 (adaptado).

A. ( ) II e III, apenas.
B. ( ) I e II, apenas.
C. ( ) III, apenas.
D. ( ) I, apenas.
5
Dislike3
User badge image

Juliana

Resposta: B
5
Dislike0
User badge image

Alex Krum

1.Regime cambial é a taxa de câmbio adotada pelo país. Os dois principais regimes cambiais são o câmbio fixo e o câmbio flutuante. No câmbio fixo, o Banco Central fixa a taxa de câmbio. No câmbio flutuante, a taxa é determinada pelo mercado, através da oferta e da demanda de moeda. Com relação às vantagens e desvantagens do câmbio fixo e flutuante, analise as sentenças a seguir:


I- O câmbio fixo tem como desvantagem a dificuldade de controle da inflação oriunda de desvalorizações cambiais.

II- Uma vantagem importante do câmbio flutuante é auxiliar no controle da inflação.

III- Uma vantagem do câmbio fixo é proporcionar uma maior proteção contra ataques especulativos.

IV- Uma vantagem importante do câmbio fixo é que ele facilita a tomada de decisão pelos agentes econômicos.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I, III e IV estão corretas. b)As sentenças I e II estão corretas. c)As sentenças III e IV estão corretas. d)Somente a sentença IV está correta.

2.No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA: a)Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos. b)Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores. c)Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada. d)Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.

3.A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA: a)O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços. b)Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço. c)No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis. d)Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.

4.Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:


I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.

II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.

III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.

IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017. a)As sentenças III e IV estão corretas. b)As sentenças I e II estão corretas. c)As sentenças I e III estão corretas. d)As sentenças II e IV estão corretas.

5.A partir da década de 1930, o Brasil passou por transformações econômicas e sociais profundas que foram responsáveis pela radical mudança do perfil do país a partir de então. Com relação às mudanças estruturais pelas quais passaram as economias capitalistas a partir dos anos 30, do século XX, analise as sentenças a seguir:


I- Ocorre uma ampliação do papel do Estado na condução dos assuntos econômicos.

II- O Estado assume a função de promotor da Demanda Agregada.

III- Para implementar os princípios do livre mercado, o Estado reduz significativamente sua interferência em questões econômicas.

IV- A questão de geração de empregos passa a ser uma das políticas centrais do Estado.


Assinale a alternativa CORRETA: a)Somente a sentença I está correta. b)As sentenças I, II e IV estão corretas. c)As sentenças II e III estão corretas. d)Somente a sentença III está correta.

6.A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.

(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.

(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.

(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - F - F - V. b)F - V - V - F. c)F - V - F - V. d)V - F - V - F.

7.Na atividade econômica há os agentes econômicos, que são: as empresas, as famílias (os consumidores), o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) As Empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente: as famílias.

(    ) As Famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.

(    ) O Mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - F - F. b)V - V - V. c)F - V - F. d)F - F - V.

8.É muito comum ouvirmos falar sobre a taxa de câmbio. Aliás, ela pode ser definida como o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Como maneira de operacionalizar e mesmo de intervir sobre esta variável, os países adotam um modelo de taxa de câmbio, denominado de regime cambial. Sobre os regimes cambiais, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Regime de taxas fixas.

II- Regime de taxas flutuantes.

III- Regime de bandas cambiais.

IV- Regime de flutuação suja.


(    ) Neste regime, a taxa de câmbio flutua dentro de um intervalo, com limites mínimos e máximos, que são definidos pelo Banco Central.

(  ) Neste regime, a taxa de câmbio é determinada pelo mercado (mediante oferta e procura), porém o Banco Central intervém, caso seja necessário limitar a instabilidade da taxa de câmbio.

(    ) Neste regime, o valor da taxa de câmbio é determinado de forma livre no mercado, isto é, mediante a oferta e a procura de divisas. O Banco Central não intervém.

(  ) Neste regime, o Banco Central fixa de maneira antecipada a taxa de câmbio. O mercado, então, deve operar com esta taxa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)I - IV - II - III. b)III - II - IV - I. c)III - IV - II - I. d)I - IV - III - II.

9.Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir:


I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas poderão ser menores.

II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em fazê-lo.

III- Quando o empresário decidir pela produção de um determinado produto, é necessário sempre ter em conta os custos de produção. Deste modo, se o preço praticado no mercado for menor que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir.

IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menor os preços, maior será a quantidade ofertada.


Assinale a alternativa CORRETA: a)Somente a sentença II está correta. b)As sentenças I e II estão corretas. c)As sentenças III e IV estão corretas. d)Somente a sentença IV está correta.

10.Nas atividades econômicas, o "mercado" é peça-chave, ou o "lugar" em que diferentes agentes econômicos, como as famílias, as empresas, o governo ou o resto do mundo interagem, permitindo dinamismo às transações entre esses agentes. Sobre o mercado, analise as sentenças a seguir:


I- É o local físico ou virtual onde os empresários e os consumidores interagem, definindo assim o preço das mercadorias e os serviços em concordância com a procura e a capacidade de oferta.

II- Apresenta vantagens, tais como a descentralização das decisões econômicas para o consumidor.

III- É o local onde as famílias exercem seu papel como consumidores, sendo elas um elemento fundamental na atividade econômica de uma sociedade de mercado.

IV- Para superar as deficiências do mercado e tentar corrigir os seus desvios, um agente econômico importante diz respeito ao "resto do mundo".


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I, III e IV estão corretas. b)As sentenças II e IV estão corretas. c)As sentenças III e IV estão corretas. d)As sentenças I, II e III estão corretas.

11.(ENADE, 2015) Países de economias emergentes representam mercados promissores para exportação de bens e serviços e constituem bases ideais de estabelecimento de atividades manufatureiras e baixo custo de mão de obra. A respeito do assunto tratado, avalie as afirmações a seguir:


I- O governo destes países costuma ser grande comprador tanto de matérias-primas, quanto de mercadorias de alto valor agregado.

II- Tais países constituem economias em estado de desenvolvimento industrial maduro; tendo passado do estado manufatureiro para o estágio que se baseia nos serviços.

III- Trata-se de um grupo de países que estavam em desenvolvimento e que alcançaram uma industrialização substancial, com modernização e melhora nos padrões de vida, além de crescimento econômico.

IV- Para avaliar o real potencial destes mercados, toma-se por base a renda per capita do país, seu tamanho, a taxa de crescimento da classe média e um conjunto de indicadores de potencial de mercado.


É correto apenas o que se afirma em:


FONTE: CAVUSGIL, S. T. Negócios Internacionais. São Paulo: Pearson, 2010 (Adaptado). a)I e II, apenas. b)II e III, apenas. c)I, III e IV, apenas. d)III e IV, apenas.

12.(ENADE, 2012) A taxa de juros seria o fator de equilíbrio que estabelece a igualdade entre, de um lado, a demanda de poupança resultante do investimento novo que pode ser realizado a determinada taxa de juros e, de outro lado, a oferta de poupança suprida essa taxa pela propensão psicológica da comunidade a poupar. Todavia, essa teoria vem abaixo tão logo se perceba ser impossível deduzir a taxa de juros do conhecimento desses dois fatores. No texto, Keynes discorda da teoria clássica sobre a taxa de juros. Com base na teoria desse autor sobre o tema, analise as sentenças a seguir:


I- A taxa de juros, para Keynes, depende das condições prevalecentes no mercado monetário e não da disponibilidade de fundos para empréstimos.

II- A preferência pela liquidez, para Keynes, pode ser definida pelos motivos da demanda por moeda, isto é, o motivo-transação, motivo-precaução e o motivo-especulação.

III- Para determinar a taxa de juros de equilíbrio, é necessário considerar, além da propensão marginal da comunidade a poupar, também a eficiência marginal do capital.


É correto o que se afirma em:


FONTE: KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982, p. 143 (adaptado). a)I, apenas. b)II e III, apenas. c)I e II, apenas. d)III, apenas.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais