Buscar

?

Na figura acima, uma onda luminosa se propaga da

esquerda para direita. Na região A, a onda incide sobre

uma barreira que possui uma única fenda estreita. Em

seguida, ela atravessa a região B, atingindo outra barreira

na qual existem duas fendas estreitas. Após isto, ela

atravessa a região C atingindo um anteparo. O padrão formado no anteparo é mostrado em D. Quais fenômenos ondulatórios podem ser verificados em B e C?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Na figura, vemos que o som começa se propagando uniformemente e progressivamente em linha reta, na região A. Após atingir a primeira barreira, ele passa a se propagar através de ondas circulares, partindo da fenda que existe no centro da primeira barreira. Quando passa pela segunda barreira, o som continua a se propagar circularmente, mas agora partindo de duas fendas simétricas presentes da segunda barreira. Nos dois casos, o som encontrou-se com um obstáculo e conseguiu “contorna-lo”, mantendo sua propagação. A esse fenômeno dá-se o nome de reverberação. Ele ocorre quando o som atinge obstáculos que possuem fendas ou buracos de tamanho semelhante ao seu comprimento de onda, fazendo com que ele passe a se propagar circularmente a partir do obstáculo. É esse fenômeno que permite o som atravessar portas e janelas, por exemplo.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais