Buscar

O dicionário Online de Português – Dicio define cultura1como conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas

O dicionário Online de Português – Dicio define cultura1como conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedade: cultura inca; a cultura helenística.Normas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outro: provêm de culturas distintas.Conjunto dos conhecimentos adquiridos; instrução: sujeito sem cultura [...].

Por sua vez, diversidade2 trata da característica ou estado do que é diverso; não semelhante. Reunião do que contém vários e distintos aspectos, características ou tipos; pluralidade: a diversidade de comentários sobre o texto. Conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade: a diversidade das espécies. Em que há ou demonstra oposição; sem concordância; divergência: a diversidade de seus argumentos invalidou a análise [...].

A partir das definições descritas e as discussões realizadas na unidade, escreva um texto argumentativo-dissertativo de uma lauda no qual responderá à questão: em tempos difíceis de que forma compreender e dialogar sobrecultura e diversidade nos espaços sociais e, em especial o espaço escolar?Apresente argumentos que sustentem seu ponto de vista. Dê um título a seu texto.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Considerando que o Dicionário Online de Português define cultura como “o conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas”, parece natural considerar que, espaços sociais nos quais há o encontro de pessoas cuja origens são as mais variadas propiciem uma melhor compreensão e diálogo acerca das diferentes manifestações culturais. Tomando como exemplo o espaço escolar, ações que favorizassem uma maior tolerância entre as diferentes manifestações culturais que pudessem vir a aparecer neste ambiente.

Num ambiente escolar, podemos nos deparar com alunos advindos dos mais diferentes lugares, principalmente considerando o crescente número de migrantes e imigrantes em grandes centros urbanos, como a região metropolitana de São Paulo. Se imaginarmos uma escola em São Paulo, podemos encontrar alunos cuja famílias podem ser advindas das mais variadas partes do país, ou até mesmo do mundo. Com isso, perceberíamos um conjunto um tanto quanto heterogêneo de hábitos sociais, religiosos, entre outros aspectos, e é de extrema importância que, em tempos difíceis, manifestações culturais sejam valorizadas, e não suprimidas.

Desta forma, o ambiente escolar é um espaço privilegiado para promover trocas sobre os mais variados hábitos, prevenindo manifestações preconceituosas e xenófobas e favorecendo uma boa convivência entre os alunos. Assim, as instituições escolares poderiam promover feiras culturais e eventos que possibilitem um maior diálogo entre estudantes e suas famílias.

2
Dislike0
User badge image

Rhayane Zaluski

varia muito sabe!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais