Buscar

Desafio - Logística (Cadeia de Suprimentos)

Para resolver este desafio, você deverá ler o texto a seguir e, após a leitura, construir uma cadeia de suprimentos para um novo negócio que propõe a abertura de um empresa de processamento de açaí.

ÁRVORE DO CONHECIMENTO

 

O açaí é um dos produtos amazônicos que experimentaram considerável evolução na oferta e, principalmente, na demanda, expandindo-se para o mercado nacional e internacional nas duas últimas décadas.
A boa aceitação do produto no mercado se deve às suas características alimentares e funcionais, por conter consideráveis níveis de antocianinas e ácidos graxos insaturados, entre outros atributos diferenciados. Da polpa dos frutos, obtém-se o suco, utilizado como alimento e como componente de suplemento alimentar e cosméticos, principalmente. A produção agrícola e extrativa do açaí reveste-se de importância ambiental, na medida em que, quando realizada de forma  racional, pode auxiliar a conservação da Floresta Amazônica. Do ponto de vista social, a atividade é exercida predominantemente por populações tradicionais e agricultores familiares, sendo, normalmente, uma das principais fontes de renda dessas famílias. Tem sido estimado que as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas.

 

A Árvore do Conhecimento do Açaí oferece informações sobre a produção de açaí, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore   hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

 

Diante do contexto apresentado pelo texto da Embrapa, suponha que você faça parte de uma empresa de consultoria em logística e que foi contratado por uma firma que deseja abrir um negócio de distribuição de produtos derivados do açaí e polpas de frutas para comerciantes de sua cidade (sorveterias, restaurantes, loja etc.). Assim, para evitar erros estratégicos que possam gerar prejuízos, sua empresa foi contratada para desenhar uma cadeia de suprimentos.

Orientação para resposta:
Desenhar um fluxo com os componentes da cadeia de suprimentos em que deverá ser possível identificar, no mínimo, os seguintes componentes:
I. Fornecedores
II. Transportadores
III. Processamento de pedidos
IV. Estoques
V. Clientes

Este desenho poderá ser feito utilizando qualquer software (Excel, Word, PowerPoint, Vision etc.) ou até mesmo de forma manual (neste caso, deverá ser enviado um arquivo escaneado).

 

Alguém poderia ajudar como desenhar esse fluxo?

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais