Buscar

O fenômeno da interferência entre duas ondas ocorre quando elas têm a mesma frequência angular e

O fenômeno da interferência entre duas ondas ocorre quando elas têm a mesma frequência angular e também quando as mesmas têm o mesmo número de onda. Há dois tipos de interferência: a interferência construtiva e a interferência destrutiva. 
Sobre estes dois tipos de interferência são feitas as seguintes afirmações: 

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A interferência descreve a alteração da amplitude na superposição de duas ou mais ondas de acordo com o princípio da superposição, ou seja, a adição correta de sinais de suas deflexões durante a sua penetração. A interferência ocorre em todos os tipos de ondas, como som, luz, ondas de matéria, etc.

Em lugares onde as ondas se cancelam, há interferência destrutiva. Nos lugares onde eles reforçam, há interferência construtiva.

Um sinal da interferência de dois campos de ondas são os máximos e os mínimos de intensidade alternados, onde cada campo de onda possui uma intensidade uniforme própria. Essa sequência de interferência construtiva e destrutiva é chamada de padrão de interferência.

Um exemplo bem conhecido são as listras claras ou escuras no teste de fenda dupla. A ocorrência de interferência no experimento físico é considerada uma prova da natureza das ondas da radiação investigada.

Sabendo disso, temos que I-V, II-F, III-V, IV-V.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais