Buscar

Um exemplo de processo isotérmico é a compressão ou a expansão de um gás à temperatura constante

Um exemplo de processo isotérmico é a compressão ou a expansão de um gás à temperatura constante. Neste processo o gás está confinado em um recipiente cilíndrico que contém um pistão. Quando o pistão comprime o gás, o mesmo tem seu volume final reduzido com relação ao seu volume inicial. No processo de expansão o pistão se expande e o volume final do gás será maior que o seu volume inicial. 
Veja na figura a seguir a expansão isotérmica de um gás. 

 

 


 

Respostas

User badge image

Andre Smaira

Um valor de temperatura constante pode ser mantido usando dispositivos chamados termostatos. A transformação isotérmica de um gás perfeito é descrita pela lei de Boyle que, em um diagrama de pressão-volume, é representada por um ramo da hipérbole equilateral.

Considere agora uma transformação isotérmica finita reversível de um gás perfeito entre dois estados A e B a uma temperatura constante. Como a energia interna é uma função do estado dependente apenas da temperatura, a pessoa terá \(dU=0\).

Portanto, o trabalho realizado por um gás perfeito durante uma expansão isotérmica reversível é facilmente calculado a partir do primeiro princípio da termodinâmica.

Portanto, a sequência correta será V-F-F-V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando