Buscar

Explique e exemplifique êmbolos sólidos, líquidos e gasosos.

Explique e exemplifique êmbolos sólidos, líquidos e gasosos.

Respostas

53 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Daniely Randolpho

Tipos de Êmbolos:

1. Tromboembolia: parte de um trombo que se solta. Venoso vai para o pulmão e arterial para órgãos internos.

2. Embolia Gordurosa: na medula óssea temos tecido hematopoiético rico em gordura que pode ser liberada na circulação por uma fratura.

3. Embolia Gasosa: gases não solúveis na circulação, que causam dores articulares, musculares, etc.

a. Mal dos mergulhadores: nitrogênio que está ao nível dos tecidos ao ter aumento na pressão atmosférica fica em maior quantidade solúvel no sangue. Se essa pressão é diminuída abruptamente, o gás perde sua solubilidade e forma bolhas dentro dos vasos, obstruindo capilares e arteríolas. O indivíduo deve ser adaptado gradualmente à menor pressão.

b. Se houver ruptura da parede toráxica pode haver entrada de ar devido à pressão negativa intrapleural.

4. Líquido Amniótico: no desprendimento da placenta pode haver contato com vasos venosos uterinos levando a uma embolia celular (células de descamação do feto) na mãe.

5. Embolia Tumoral: embolia celular. A invasão tumoral a vasos leva à liberação de células do tumor nestes, originando metástases.

6. Embolia por Parasitas: quando organismos vivos estão na circulação. Ex.; filárias (elefantíase), malária.

7. Embolia por Corpo Estranho: projéteis de arma de fogo (múltiplos chumbos).

Destino dos Êmbolos:

- Proveniente do sistema venoso: 
das veias tributárias das veias cavas irá para os pulmões. Das veias tributárias do sistema porta irá para o fígado.

- Proveniente do sistema arterial: obstruem artérias em órgãos ou na periferia.
Os êmbolos do sistema venoso permanecem aí e os arteriais permanecem no sistema arterial, pois há a existência de uma rede capilar separando os dois sistemas.

Embolia Paradoxal: êmbolos do sistema venoso no sistema arterial. Isso apenas é possível quando há um erro anatômico entre o sistema venoso e o sistema arterial. Ex.: comunicação entre o átrio esquerdo e o átrio direito, por não fechamento do forame de Botal.

Embolia Pulmonar: pode não manifestar-se ou levar à morte.

- Grandes êmbolos venosos: obstruem a artéria pulmonar ou ramos desta, aumentando a pressão no ventrículo direito (até ocorrer sua falência) e diminuindo a circulação e oxigenação no pulmão levando à morte.

- Pequenos êmbolos: pode ser único ou múltiplo, depende da quantidade destes. Um único pequeno êmbolo nada faz, nem mesmo causa morte celular, já que apenas cessa o fluxo de sangue que deveria reoxigenar. Múltiplas embolias de repetição provocam aumento da pressão pulmonar que vai se refletir num aumento do trabalho do ventrículo direito. Pode-se fazer a heparinização (em caso de coágulos) para tentar dissolver esse êmbolo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dependendo do fator envolvido, falamos sobre:


  • embolia gasosa, quando a embolia é causada por uma bolha de gás (por exemplo, nitrogênio). Esse tipo de embolia é particularmente exposto para quem pratica mergulho; de fato, se os tempos de descompressão não forem respeitados, a mudança repentina na pressão pode levar à formação de bolhas de nitrogênio na corrente sanguínea;
  • embolia sólida, quando o êmbolo consiste em uma massa de gordura. De fato, os lipídios são hidrofóbicos e, portanto, insolúveis no sangue hidrofílico são dispostos para formar uma micela que pode causar a obstrução do vaso;
  • embolia do líquido amniótico, nas mulheres durante a gravidez, pode acontecer que o líquido amniótico seja empurrado para a corrente sanguínea materna.

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina