Buscar

apol 2 Hidrogeografia e Gestão de Bacias , questão 1?

Leia o fragmento de texto a seguir: 

“A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras. São regiões hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, socais e econômicas similares. Esse critério de divisão das regiões visa orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos em todo o país”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Divisões hidrográficas do Brasil. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas. Acesso em 08 mar. 2019 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre a região hidrográfica amazônica, assinale a alternativa correta.

  A

A gestão de recursos hídricos no Brasil é realizada por município e as decisões, com relação aos usos múltiplos das águas, são tomadas de forma centralizada pelo governo.

  B

Por ser um país com grande dimensão territorial e grande heterogeneidade ambiental, a gestão de recursos hídricos no Brasil não considera as particularidades ambientais das diferentes regiões.

  C

A Divisão Hidrográfica Nacional foi instituída pelo primeiro documento a tratar sobre os recursos hídricos no país: O Código de Águas de 1934.

  D

Uma região hidrográfica é considerada um espaço territorial compreendido pelos limites estaduais brasileiros.

  E

O conceito de região hidrográfica está relacionado a um espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.

💡 3 Respostas

User badge image

Tamires Lima Sandim

E corr.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) Incorreta. As decisões sobre uso dos recursos hídricos não compete primariamente aos municípios, mas sim à União, e não tomadas de forma centralizada, havendo sempre discussões e debates com a sociedade civil.

b) Incorreta. As particularidades de cada região são levadas em conta nas gestões de seus recursos hídricos.

c) Incorreta. A Divisão Hidrográfica Nacional foi instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em 2003.

d) Incorreta. As regiões hidrográficas não ocorrem em função dos limites políticos, podendo uma mesma bacia hidrográfica compreender partes de vários estados, por exemplo.

e) Correta.

Logo, a resposta correta é a alternativa e).

0
Dislike0
User badge image

Josilene

e

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais