Buscar

Questão 3/5 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias APOL 2

“A água subterrânea ocorre em formações geológicas permeáveis cujas características são tais que permitem o abastecimento e a liberação de quantidades apreciáveis de água. Esta formação geológica recebe o nome de aquífero. Toda a água subterrânea faz, essencialmente, parte do ciclo hidrológico, isto é, a água dos aquíferos é água da chuva que se infiltrou no solo e percolou até o lençol subterrâneo (água meteórica)”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Walter de Paula. Hidrologia florestal aplicada ao manejo de bacias hidrográficas. p. 106. https://www.ipef.br/hidrologia/hidrologia.pdf. Acesso em 13 fev. 2019. 

Tendo como base os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre água subterrânea, assinale a alternativa correta:

  A

A água subterrânea é aquela que se encontra nos canais e lagos, e é estudada por um ramo da hidrologia denominada hidroclimatologia.

  B

A água subterrânea fica armazenada em formações geológicas denominadas aquíferos.

  C

A capacidade de retenção de água de um aquífero está relacionada diretamente ao clima da região.

  D

As formações rochosas que impedem a passagem de água são camadas permeáveis.

  E

Os aquíferos podem ser classificados quanto a sua pressão como aquíferos porosos ou fissurais.

💡 2 Respostas

User badge image

Tamires Lima Sandim

Correta B
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) Incorreta. As águas que se encontram em canais e lagos são águas superficiais, não subterrâneas.

b) Correta. O principal local de armazenamento de águas subterrâneas são os aquíferos, que concentram grande parte da água doce planeta.

c) Incorreta. A capacidade de retenção de um aquífero é função de suas características geológicas (profundidade, tipo de rocha, etc). O clima, por sua vez, influência diretamente na capacidade de reposição de suas águas, já que são principalmente as águas das chuvas, que infiltram no solo, que abastecem o aquífero.

d) Incorreta. Camadas permeáveis não impedem a passagem de água. Pelo contrário, são justamente chamadas de permeáveis por permitirem a passagem de líquidos.

e) Incorreta. A classificação de um aquífero como poroso ou fissural está relacionado à sua permeabilidade, não à sua pressão.

Logo, a resposta correta é a alternativa b).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais