Buscar

Apol 4 materiais elétricos

Vários são os componentes que utilizam a junção PN como princípio básico de funcionamento, um dos exemplos é o fotodiodo. Sobre o fotodiodo, avalie as seguintes proposições:

I - Fotodiodos são diodos que absorvem a energia da luz (fótons) para gerar pares de elétrons / lacuna, então criam um fluxo de corrente elétrica.

II - Basicamente tem-se dois métodos para gerar eletricidade a partir de luz, usando fotodiodos, os paines fotovoltaicos e operação fotocondutora. Ambos os métodos usam diodos semicondutores sensíveis a luz.

III - Para um diodo operar em modo fotocondutor, é usual uma polarização reversa, aplicando uma tensão DC para tornar o cátodo mais positivo que o ânodo.

IV – Os fotodiodos são feitos unicamente de silicio.

Assinale a alternativa correta:

  A

Apenas a I, III e IV são verdadeiras;

  B

Apenas a I e II  são verdadeiras;

  C

Apenas a I, II e III são verdadeiras;

  D

Todas são verdadeiras.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Devido ao maior intervalo de banda de silício, os fotodiodos de silício apresentam um ruído comparativamente baixo . Os fotodiodos para aplicações de infravermelho médio baseados em telureto de cádmio devem ser resfriados para minimizar o ruído, por exemplo, com nitrogênio líquido , porque o movimento térmico à temperatura ambiente é suficiente para elevar elétrons da banda de valência para a banda de condução.

Como resultado, a corrente escura desses fotodiodos se torna tão grande à temperatura ambiente que o sinal a ser medido diminui. Uma segunda razão para o resfriamento é a sobreposição que ocorre de outra maneira da radiação IR do próprio compartimento do sensor.

Os fotodiodos para medição de luz possuem um filtro de luz do dia que limita a sensibilidade na faixa espectral vermelha e infravermelha e ajusta a curva de sensibilidade à do olho . Por outro lado, os fotodiodos para receber sinais infravermelhos possuem um filtro de bloqueio da luz do dia. Por exemplo, eles são encapsulados em resina sintética de cor escura e, portanto, protegidos contra distúrbios causados pela luz visível.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

1
Dislike0
User badge image

Engenheiro

Opção C
0
Dislike0
User badge image

Robson sotnas

alternativa A |,||,||| são verdadeiras


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas