Buscar

O direito à liberdade foi tratado na Constituição Federal já em seu preâmbulo, onde o estado dem

O direito à liberdade foi tratado na Constituição Federal já em seu preâmbulo, onde o estado democrático assegura, dentre outros, o direito à liberdade. O texto constitucional prevê garantias ao Direito de Liberdade nas suas mais diversas acepções. Com relação a algumas dessas garantias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Para impetrar o habeas corpus, é imprescindível que seja feito através de advogado.
(    ) O mandado de segurança pode ser impetrado apenas por pessoa física.
(    ) O mandado de segurança serve para defender os indivíduos de atos ilegais ou praticados com abuso de poder.
(    ) A ação popular pode ser ajuizada por pessoa física e jurídica, desde que esteja no gozo de seus direitos políticos.
(    ) O habeas data garante a todos o acesso às informações que o poder público ou entidades de caráter público possuam a seu respeito.
 

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O habeas corpus é uma ação que tem como objetivo resguardar o direito de todo cidadão de ir e vir, além de impedir violência e/ou constrangimento que determinado indivíduo possa estar sofrendo. No geral ele é destinado a atos administrativos de agentes e autoridades e é divido em habeas corpus preventivo e habeas corpus liberatório.

O habeas data é uma ferramenta constitucional, descrita no artigo 5º, inciso LXXII, com o objetivo de assegurar o direito do indivíduo a ter acesso a informações e dados que estão em posse do Estado ou de entidades públicas. Essa ferramenta foi criada em 1988, junto com a constituição brasileira.

A primeira afirmativa é falsa, pois o habeas corpus não requer um advogado. A segunda também é falsa, pois o mandado de segurança pode ser impetrado por pessoa jurídica também. Por fim, quarta afirmação também está equivocada, visto que a ação popular pode solicitar algo fora dos direitos políticos. As demais são verdadeiras.

Portanto, a sequência é F-F-V-F-V.

2
Dislike0
User badge image

Maelly Ketlem

F - F - V - F - V
1
Dislike0
User badge image

Patricia Dutra

(    ) Para impetrar o habeas corpus, é imprescindível que seja feito através de advogado.(    ) O mandado de segurança pode ser impetrado apenas por pessoa física.(    ) O mandado de segurança serve para defender os indivíduos de atos ilegais ou praticados com abuso de poder.(    ) A ação popular pode ser ajuizada por pessoa física e jurídica, desde que esteja no gozo de seus direitos políticos.(    ) O habeas data garante a todos o acesso às informações que o poder público ou entidades de caráter público possuam a seu respeito.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:A) F - V - F - V - F.B) V - F - V - F - V. C) F - V - V - F - F.D) F - F - V - F - V.resposta correta é a letra B
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais