Buscar

Segundo Jean Piaget, no estágio operacional-concreto, a criança?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O estágio das operações concretas é o terceiro dos quatro estágios da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Esse estágio, que se segue ao estágio pré-operacional, ocorre entre os 7 e 11 anos e é caracterizado pelo uso adequado da lógica. Durante esse estágio, os processos de pensamento de uma criança se tornam mais difundidos e, "quando adulto", ele começa a resolver os problemas de uma maneira mais lógica. O pensamento hipotético e abstrato ainda não se desenvolveu e as crianças só podem resolver problemas que se aplicam a eventos ou objetos específicos.

Nesse estágio, as crianças passam por uma transição na qual aprendem normas como conservação. Piaget determinou que as crianças são capazes de incorporar o raciocínio indutivo. O raciocínio indutivo envolve inferências de observações para fazer uma generalização. Por outro lado, as crianças têm dificuldades com o raciocínio dedutivo, que envolve o uso de um princípio de generalização para tentar prever o resultado de um evento. Nesse estágio, as crianças costumam ter dificuldades em descobrir a lógica em suas cabeças. Por exemplo, uma criança entenderá que "A é mais que B" e "B é mais que C". No entanto, quando perguntado "A é mais que C?", A criança pode não ser capaz de entender logicamente a pergunta em sua cabeça.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais