Buscar

Superação da materialidade social burguesa

Leia o texto a seguir:[...] o conflito, estes não têm por finalidade conduzir à superação da materialidade social burguesa, mas, pelo contrário, lançar questões que conduzam a sociedade a uma nova organicidade
institucional e societal. Mais precisamente, seu objetivo é, senão objetivar o estabelecimento da harmonia social, pelo menos encontrar o ponto de equilíbrio entre os diversos interesses em disputa. (SANTOS, 2008, p.
82)Neste trecho, percebe-se que Touraine vai deslocando a centralidade do trabalho das relações sociais do modo de organização social. Com base nos conhecimentos, é correto afirmar que, para Touraine:


A) Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, mas sim implementar reformas capazes de promover um melhoramento da vida social.
B) Os movimentos sociais não são capazes de realizar as reformas necessárias para o bom funcionamento da vida social.
C) Existem as condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, por meio de uma revolução visando a um melhoramento da vida social.
D) As condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, estão presentes apenas nas sociedades civilizacionais avançadas.
E) Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, somente se essas mesmas condições forem criadas a partir de reformas liberalizantes.
 

💡 3 Respostas

User badge image

Felipe Zambrano

Exacto
0
Dislike1
User badge image

Lindalva Avelino dos santos

Letra A _ Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, mas sim implementar reformas capazes de promover um melhoramento da vida social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais