Buscar

quais as técnicas da psicoterapia?

💡 3 Respostas

User badge image

Samara Rodrigues

De acordo com Freud o aparelho psíquico está dividido em: consciente, pré-consciente e inconsciente.

Uma das principais características da psicanálise e da psicoterapia de base analítica é o inconsciente. Este é regido, segundo Freud [1905(1976)], pelo princípio do prazer e é composto de ideias desorganizadas (ideias reprimidas, por exemplo). O inconsciente é atemporal e, portanto, sempre atual. Apesar de não termos consciência dos conteúdos inconscientes, poderemos vir a ter por intermédio da psicoterapia. Isso pode ocorrer por meio da associação livre e dos sonhos.

No processo da psicoterapia a comunicação se dá de inconsciente do terapeuta para inconsciente do paciente. Portanto, estão envolvidos os sentimentos da dupla.

Nesse sentido, dizemos que, em psicoterapia de orientação psicanalítica, assim como na psicanálise, o inconsciente é o objeto principal a ser trabalhado.

De acordo com Luz (2005) a psicoterapia passa por três fases, sendo elas: início, fase intermediária e término.

Quanto ao início do tratamento, Luz (2005) salienta que compreende desde o primeiro contato com o paciente até o estabelecimento da aliança terapêutica, que pode variar de sessões a meses, conforme cada caso.

Sendo assim, nesse momento o principal objetivo é o de estabelecer e fortalecer a aliança terapêutica, por meio de um contrato claro e objetivo, identificando os motivos inconscientes do sofrimento do paciente. A intervenção, portanto, precisa ser de acolhimento e focada na interpretação das ansiedades paranoides, isto é, na dicotomia confiança-desconfiança (LUZ, 2005).

“É importante que o terapeuta ‘ensine’ o paciente a se tratar, auxiliando-o a despertar seu interesse pelos conflitos e pelas formas de funcionamento de sua personalidade” (LUZ, p. 257). Nesse sentido, a postura do terapeuta não deve ser de silêncio exagerado e nem tão amistosa.

O maior risco nessa fase, como aponta Luz (2005), é a interrupção precoce do tratamento. Para tanto, um recurso útil diz respeito aos conteúdos contratransferências, ou seja, os sentimentos que o paciente desperta no terapeuta.

As fantasias iniciais, por parte da dupla, são inúmeras. Quanto às fantasias do paciente, este pode ter medo de entrar em contato com seus conflitos mais infantis porque foram desastrosos, pode ter medo de ficar dependente do terapeuta. Pode ainda ter medo de perder o controle de suas emoções ou de aflorar fantasias eróticas. De qualquer forma, cabe ao terapeuta interpretar tais fantasias, para que deixem de ser um obstáculo ao tratamento, ou seja, deixem de ser resistências (LUZ, 2005).

Já a fase intermediária da psicoterapia é definida por Luz (2005, p. 258) como a fase mais longa, que compreende desde o estabelecimento da aliança terapêutica até o momento da alta. O objetivo desse momento é o de “examinar, analisar, explorar e resolver os sintomas e as dificuldades emocionais do paciente”. Quanto à técnica, a interpretação das resistências iniciais e dos conflitos inconscientes do
1
Dislike0
User badge image

Infornet Inforgrafi

A psicoterapia utilizas varias tecnicas estas são apenas algumas.

Terapia de fantoches

É um tipo de terapia que funciona tanto com crianças quanto com adultos. Ela é uma forma de criar um distanciamento entre o paciente e o terapeuta. Dessa forma, a pessoa fica mais segura de compartilhar os seus sentimentos e conversar sem medo de ser julgada.

Terapia da horta

É um método muito usado em penitenciárias e grupos comunitários. O trabalho em equipe para cuidar de plantas faz com que os envolvidos aprendam lições sobre paciência, cuidado e cooperação. Além de também ajudar na autoestima quando as pessoas veem as plantas nascendo como resultado do esforço e da organização de todos.

Brincar na areia

É como aquela brincadeira de praia onde as crianças fazem castelos de areia. Mas, como terapia, serve para o paciente expressar através de formas na areia o que está sentindo por dentro. Pode servir para tratar alguns traumas que a pessoa não consiga expressar em palavras.

Xadrez

É uma terapia que serve para o paciente aprender a solucionar problemas. Em muitos casos, a confusão mental é uma das causas de diversos males que possam atrapalhar a vida da pessoa. Por isso, aprender a organizar os pensamentos e controlar a mente para solucionar uma jogada de xadrez pode ajudar como parte de um tratamento.

Vivência na natureza

Algumas terapias enfatizam a importância das pessoas entrarem em contato com a natureza para encontrarem o seu verdadeiro eu. Em algumas situações de sobrevivência longe da civilização, podem trazer aprendizados valiosos sobre forças que a pessoa nem imaginava ter.

Equoterapia

É a terapia feita com o paciente andando a cavalo. É muito utilizada no tratamento de crianças com Síndrome de Down. Lidar com um animal como o cavalo ensina a ter paciência e também desenvolve a autoestima e a superação de medos.

Hipnoterapia

Alguns traumas estão guardados bem no profundo de nossa mente inconsciente. A hipnoterapia trabalha exatamente com esses problemas. A hipinose é uma forma de ter acesso à mente inconsciente do paciente.

Terapia da nudez

Apesar de não ser muito conhecida e popular, a terapia da nudez pode ajudar a pessoa a se aceitar como ela é e ajudá-la a se livrar de expectativas que ela mesma cria por causa de padrões sociais e culturais.

Terapia de choque

Essa terapia coloca a pessoa de frente com os seus medos de uma forma mais rápida e objetiva. Por isso, o nome “terapia de choque”. O tratamento se dá pelo choque que é causado quando a pessoa fica cara a cara com os seus maiores medos a serem superados.

Terapia do sexo

Alguns problemas podem ser tratados com terapeutas que estudam a relação do sexo com aspectos psicológicos do paciente. Não há nada de banal ou recreativo nesse tratamento. O sexo é visto como um meio de levar o paciente a superar conflitos internos que venha a ter.

0
Dislike0
User badge image

Emi Leite

Dentre várias estão: Terapia de choque, terpaia da nudez, terapia do sexo, equatoterapia, hipnoterapia, xadrez, vivência na natureza, terapia dos fantoches, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais