Buscar

quais os achados radiológicos de uma pessoa com atelectasia e pneumonia?

💡 3 Respostas

User badge image

Anyelle Freitas

A atelectasia em si é assintomática, a menos que se desenvolva hipoxemia ou pneumonia. Os sintomas da hipoxemia tendem a estar relacionados com a acuidade e gravidade da atelectasia. Na atelectasia rápida e extensa, podem se desenvolver dispneia ou até mesmo insuficiência respiratória. Na atelectasia de desenvolvimento mais lento e menos extensa, os sintomas podem ser leves ou ausentes.

A pneumonia pode causar tosse, dispneia e dor pleurítica. A dor pleurítica também pode ocorrer em razão da doença que causou a atelectasia (p. ex., trauma ou cirurgia torácicos).

1
Dislike0
User badge image

Anyelle Freitas

Deve-se suspeitar de atelectasia em pacientes que têm quaisquer sintomas respiratórios inexplicáveis e que têm fatores de risco, particularmente uma cirurgia de grande porte recente. A atelectasia que é clinicamente significativa (p. ex., que provoca sintomas, aumenta o risco de complicações ou afeta significativamente a função pulmonar) geralmente é visível na radiografia do tórax; os achados podem incluir opacificação pulmonar e/ou perda do volume pulmonar.

Se a causa da atelectasia não for clinicamente aparente (p. ex., se não houve cirurgia recente nem for vista pneumonia na radiografia do tórax) ou houver suspeita de outra doença (p. ex., embolia pulmonar, tumor), outros testes, como uma broncoscopia ou TC de tórax, podem ser necessários.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tosi

No RX se houver um pinçamento das costelas, diminuição dos espaços intercostais uni ou bilateral é uma possível atelectasia. Em casos de pneumonia você pode observar presença de liquido no pulmão, dando uma aparencia mais esbranquiçada ao RX

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais