Buscar

Juiz de Garantias

Houve recentemente a inserção em nosso ordenamento jurídico, a figura do Juiz de Garantias que é defendido pelo Ministro Toffolli e aos olhos do Ministro Fux pode ser perigoso a sua implementação. O que você leitor acha?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Patrick

não viola qualquer dispositivo constitucional, em não se tratando da criação de um novo órgão do Poder Judiciário Nacional, diversamente do que aponta a petição inicial".

Eventuais problemas ou dificuldades práticas de implementação do juiz de garantia não torna a regra inconstitucional e são plenamente solucionáveis em um curto período, desde que haja vontade na necessária – e já tardia - implementação do juiz de garantias".

"Esse incremento técnico não decorre da desconfiança em relação à pessoa do juiz, mas do esclarecimento jurídico-científico segundo o qual a imparcialidade não é um atributo subjetivo ou personalíssimo do julgador, mas uma equidistância argumentativo-contraditorial que o terceiro desinteressado, por isso legítimo decisor, precisa manter em relação aos interessados (partes) no caso"

1
Dislike0
User badge image

Bruna Rocha

As medidas cautelares pleiteadas nas ADI’s. 6.298, 6.299 e 6.300 foram concedidas parcialmente pelo Ministro Dias Toffoli, no exercício do plantão judicial em 15/01/2020126 , determinando, ante a urgência de análise liminar: (iv) A suspensão da eficácia dos artigos 3º-B, 3º-C, 3º-D, caput e parágrafo único, 3ºE e 3º-F; (v) A devida interpretação de que os artigos relativos ao juiz das garantias não serão aplicados: em processos de competência originária dos tribunais (regidos pela Lei nº 8.038/1990), em processos de competência do Tribunal do Júri, em processos criminais de competência da Justiça Eleitoral e nos casos de violência doméstica e familiar; (vi) Regras de transição quanto as investigações em curso e as ações penais já instauradas.

Adentrando unicamente na questão da existência ou não de indícios suficientes de vícios formais e materiais para a comprovação do fumus boni iuris e o periculum in mora na medida cautelar. 

O Ministro afirma expressamente que o juiz das garantias não apenas reforma o processo penal e seus procedimentos, mas também altera todo o funcionamento das unidades judiciárias criminais brasileiras, pois será necessária uma reestruturação das unidades e uma redistribuição de recursos materiais e de recursos humanos. Em relação aos vícios materiais tratam das irregularidades referentes ao conteúdo do ato normativo. A análise sobre a possível inconstitucionalidade é realizada de modo a comparar o conteúdo do ato normativo com o disposto na Constituição Federal de 1988.

Existem vários indícios de inconstitucionalidade que sustentam os argumentos dos impetrantes das ADI's no STF. Caso queira uma análise mais completa tem no meu perfil um documento só sobre a decisão e a opinião dos doutrinadores processualistas. Espero ter ajudado e fique à vontade.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais