A maior rede de estudos do Brasil

Leia o trecho a seguir e com base nele, marque a alternativa correta: A tradição tem, na perspectiva sociológica,

 a função de preservar para a sociedade costumes e práticas que já demonstraram ser eficazes no passado. Para Weber, os comportamentos tradicionais são formas puras de ação social, ou seja, são atitudes que os indivíduos tomam em sociedade e são orientadas pelo hábito, pela noção de que sempre foi assim. Nessa forma de ação, o individuo não pensa nas razões de seu comportamento. O comportamento tradicional seria, então, uma forma de dominação legítima, uma maneira de se influenciar o comportamento de outros homens sem o uso da força.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 405.


a ) O papel da tradição numa sociedade é fundamental para que nós possamos entender de maneira mais clara o impacto que a chegada de um monarca numa colônia como o Brasil poderia gerar.


b ) A vinda da Família Real portuguesa para o Brasil acabou por romper com uma lógica de tradição, o que explica o impacto mínimo aqui nos trópicos.


c ) O trecho nos ajuda a entender que os processos relacionados a tradição não são suficientemente relevantes para a historiografia, ainda mais se levarmos em consideração um episódio como a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.


d ) A tradição é peça fundamental da História porém é necessário pontuar que na tradição ibérica o monarca nunca conseguiu constituir efetivamente uma tradição significativa.


e ) Embora a tradição seja o domínio sem força, é possível apontarmos que todo o processo de presença da Família Real portuguesa no Brasil foi cercado pelo uso da violência.

História

UNIFACVEST


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes