A maior rede de estudos do Brasil

O papel imperial da Espanha e a dependência da América foram submetidos ao seu teste final durante a longa guerra com a Inglaterra,

 a partir de 1796. Em abril de 1797, depois de vencer a armada espanhola no cabo de São Vicente, o almirante Nelson fundeou um esquadrão britânico ao largo do porto de Cádiz e impôs um bloqueio total.

LYNCH, J. As origens da independência da América espanhola. In: BETHELL, L. (Org.) História da América Latina: da independência até 1870. v. III. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2001, p. 40.

Tal ação inglesa resultou em situações distintas para a coroa espanhola e para as colônias espanholas na América. Qual afirmação retrata melhor esta situação?

a ) Com a utilização da prata retirada das minas de Potosi, os espanhóis conseguiram subornar os oficiais ingleses e continuaram a realizar as transações comerciais pelo porto de Cádiz.


b ) Tal bloqueio enfraqueceu ainda mais a já combalida economia espanhola, e praticamente obrigou as autoridades coloniais a realizarem o livre-comércio com as nações europeias.


c ) Os ingleses passaram a controlar a entrada e saída do porto de Cádiz, fazendo com que o comércio entre Espanha e colônias fosse feito pelo porto de Barcelona.


d ) A presença inglesa no porto de Cádiz incentivou o comércio entre as colônias espanholas e o império de napoleão, numa relação de triangulação comercial entre Espanha, França e colônias.


e ) O Bloqueio inglês resultou no fortalecimento das ações mercantilistas espanholas, ampliando os monopólios comerciais sobre as colônias.


1 resposta(s)

User badge image

Isadora

Há mais de um mês

Resp.letra C
Resp.letra C

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes