Buscar

Atividade I – Com base na situação relatada, responda:

Olá Aluno!

Seja bem-vindo ao fórum de discussão da disciplina de “Gestão de Projetos”!

Apresento a seguir, a seguinte situação:

Clara é a gerente de projetos de uma empresa de cosméticos, a “AKARA”, de porte pequeno, com 7 anos de vida e que atende uma parcela considerável do mercado nacional, principalmente com produtos de alisamento e hidratação profunda para salões de beleza.

A AKARA se preocupa muito com o meio ambiente e sempre busca fórmulas que não promovam nenhuma alergia na população ou reação, e, as suas embalagens são biodegradáveis, as quais não denigrem o meio-ambiente. É uma marca com consciência e visa produzir mais, com menos impacto na natureza e na sociedade.

Frente à isto, a Clara, que cuida dos projetos voltados para a linha de produção, visa realinhar a produção e otimizá-la. Ela faz o planejamento produtivo e está sempre gerenciando e monitorando atentamente o andamento da produção, comunicando a todos o que deve ser feito e esclarecendo eventuais dúvidas dos colaboradores, Clara sempre está por perto, ela é muito acessível e busca ouvir o ponto de vista de todos.

Contudo, recentemente, Clara está realocando o pessoal da produção em um projeto de rearranjo do layout produtivo. Ela percebeu uma situação, diferente do usual, acontecendo na empresa. Nas linhas de embalagem dos produtos está faltando uma colaboradora, a Virgínia.

A Virgínia é uma colaboradora antiga da empresa, está lá desde que tudo começou há 7 anos e não costuma se atrasar ou faltar sem avisar. A produção não para e Virgínia possui dois dias de folga na semana, trabalhando os outros cinco.

Contudo, os dias de folga de Virgínia mudaram, conforme combinado com ela, e que seria oficializado em um memorando, anexado no quadro de colaboradores, informando Virgínia. Clara tem certeza de que o memorando foi anexado há 3 dias, dando tempo para Virgínia se programar para a mudança de sua folga. Para tal, Virgínia deveria aguardar o anexo do memorando no quadro de colaboradores da produção e, só então, poderia começar a trabalhar em seu horário novo.

Clara, preocupada, resolveu ligar para Virgínia e verificar se estava tudo bem, ao conversarem Virgínia informou-a de que não viu o memorando anexado no quadro e continuou com seu horário normal.

Clara, confusa com a situação, foi até o edital e verificou que, de fato, o memorando não estava anexado no quadro dos colaboradores da produção, pois, na correria do dia, alguém tirou o memorando para anexar um outro documento, que era mais urgente... e agora?


Atividade I – Com base na situação relatada, responda:

- Quais são as habilidades de comunicação esperadas do gerente de projetos?

- Como Clara poderia ter evitado esta situação?

- Como Clara pode corrigir esta falha de comunicação dentro do projeto?

Utilize o texto de apoio, seus conhecimentos, e o material da disciplina para discorrer, com suas palavras, sobre estas indagações em um texto de 5 a 10 linhas.

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Ribeiro

Quais são as habilidades de comunicação esperadas do gerente de projetos?


Comunicar toda equipe independente da publicação do memorando, sendo assim toda equipe ia saber da situação da colaboradora.


- Como Clara poderia ter evitado esta situação?


Comunicando toda equipe e pedindo ao colaborador ou ela mesmo a verificação no memorando.


- Como Clara pode corrigir esta falha de comunicação dentro do projeto?


Publicando no memorando e informando toda a equipe dos dias trabalhados.

4
Dislike0
User badge image

Mylla Lima

Alguém pode ajudar nessa questão?
1
Dislike0
User badge image

Ana Taty

Bom , em meios há tantas formas de comunicação , ela tinha que te comunicado toda a equipe, independente da publicação do memorando, a equipe ia saber da situação da colaboradora . Comunicando toda a equipe e pedindo o colaborador ou até mesmo ela podendo verifica o memorando. Ela poderia ter publicado no memorando e é claro informando toda a sua equipe dos dias de trabalho.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais