Buscar

Como é a fisiologia do coração?

💡 1 Resposta

User badge image

Joyce Vasconcelos

O coração é o órgão vital do corpo, o fundamental do sistema cardiovascular. É a bomba que mantém o organismo vivo, ele faz o transporte de sangue pelo corpo através das veias e artérias, também é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes às células.


O coração sofreu grandes variações através dos tempos. Seu tamanho é a mesma proporção do punho com a mão fechada, variando a partir do sexo, idade, físico e hábitos de vida, são maiores nos homens do que nas mulheres. Ele está localizado na cavidade torácica na parte interna dos pulmões, no local chamado mediastino.


Com quatro válvulas que asseguram a fluidez do sangue em um único sentido, durante o movimento de contração do músculo, duas válvulas se abrem para que o sangue seja empurrado para o pulmão ou corpo, enquanto as outras duas se fecham impedindo a passagem do sangue pela direção errada. Apresenta também quatro câmaras que funcionam em pares, os ventrículos esquerdo e direito (cavidade inferior) e os átrios direito e esquerdo (cavidade superior).


O sangue rico em gás carbônico é levado através da veia cava superior e a veia cava inferior ligadas ao átrio direito. O responsável pela grande circulação é o lado esquerdo, é a partir dele que o sangue é distribuído a todo o corpo. O lado direito é responsável pela chamada pequena circulação, que é a corrente sanguínea entre o coração e o pulmão. No pulmão existirá a troca do sangue venoso (com grande quantidade de gás carbônico) para o sangue arterial (com grande quantidade de oxigênio).


O sangue arterial infiltra-se no átrio esquerdo pelas veias pulmonares e passa pela válvula mitral infiltrando-se no ventrículo esquerdo. A pressão sanguínea presente no ventrículo esquerdo direciona o sangue para a válvula aórtica, para a artéria aorta – a maior artéria do corpo humano – e fará que o sangue arterial chegue a todos os vasos e tecidos do corpo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais