Buscar

Resumo do livro o que é cultura?

💡 1 Resposta

User badge image

Taty Sales

O ser humano descobriu importância de compreender como humanidade se desenvolveu, com toda sua riqueza e multiplicidade de formas de existência, seus modos de organização, costumes, concepções, tradições e valores. Surgindo dessa forma uma quantidade enorme de teorias sobre o significado e definição de cultura. É sobre essa teoria que José Luiz dos Santos, professor doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) trata em sua obra “O que é cultura”, da coleção primeiros passos, apresentada em cinco capítulos (Cultura e diversidade; O que se entende por cultura; A cultura em nossa sociedade; Cultura e relações de poder; Indicações para leitura).
O conceito de Cultura segundo o texto “O Que é Cultura” – José Luiz dos Santos - editora brasiliense; em princípio está relacionado à história, costumes, nações, sociedades, grupos humanos, estando em plena interação, podemos contatar esse fato no trecho a seguir: “Cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos” (pág. 8). Isso tudo relacionando o contexto em que é produzida com as variedades de procedimentos, entendo que a cultura de um determinado país, região, está acoplada a maneira de ser, fazendo necessário que procuremos conhecer particularidades de cada uma, para entendermos seu proceder.
Ao longo dos capítulos do livro evidencia-se que segundo estudos sistemáticos e detalhados de várias culturas, não existe nenhuma relação entre características físicas e dados culturais, nem multiplicidade das culturas implica quebra biológica, ficando claro que a diversidade de culturas está relacionada à história humana. Em, “Cultura e relativismo” o autor nos diz que não existem características de cultura que seja superior a outra, o olhar do observador para dada cultura está relacionado com a cultura do mesmo, isso é, ele fará um julgamento dessas ou daquelas culturas dependendo de seus próprios atos culturais, por isso tudo é relativo. No tópico seguinte, “Cultura e sociedade”, essa cultura está constituída por diversidades dentro do nosso país, fazendo-se necessário conhecermos cada particularidade e entendermos que nem tudo que é diverso é relativo, mas essa diversidade deve ser assimilada para entender as realidades culturais no contexto da história de cada sociedade.
No segundo capítulo, “O que se entende por cultura”, José Luz dos Santos define cultura como sendo as características de uma população humana. O primeiro tópico deste capítulo, “As duas concepções básicas de cultura”, trata o que define o tema sugere, sendo a primeira concepção relacionada com as características sociais de um povo, ou de um grupo no interior de uma sociedade, isto é, é grau de escolaridade, cor da pele, poder aquisitivo, entre outros, de cada componente dessa sociedade. A outra de diz respeito a uma esfera, um domínio da vida social, são as crenças religiosas, as ideias, de cada representante dessa comun
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais