Buscar

Gente me ajudem nessas duas questões de tributário pfv

1-   Empresa brasileira adquire de uma empresa situada na França partes e peças para a montagem de uma plataforma de petróleo. Após a compra, a empresa determina o envio dessas partes e peças para a sua montagem na China. Uma vez pronta a plataforma, que deveria ser enviada para o Brasil, a empresa brasileira decide alugá-la a uma empresa argentina. Esta mesma empresa argentina decide, contudo, trazer essa plataforma para explorar petróleo na Bacia de Campos. Há, nesse caso, a incidência do Imposto de Importação, uma vez que a empresa argentina não é contribuinte no Brasil?

 

2-  Determinada empresa efetuou a declaração de importação de veículos da Alemanha no SISCOMEX no dia 05/06/2010. Nesta data, a alíquota prevista para o Imposto de Importação era de 30%. Durante a vinda dos bens ao Brasil, o governo aumentou a alíquota do II para 45%, sendo esta a alíquota em vigor no momento da entrada dos veículos no território brasileiro. Os bens permaneceram por 5 dias em armazém alfandegado, período no qual o governo brasileiro novamente majorou a alíquota do II para 50%. O desembaraço aduaneiro ocorreu, assim, sob a vigência desta alíquota. Diante deste caso, da legislação sobre o II e da jurisprudência consolidada, qual a alíquota que deve ser aplicada neste caso? Você concorda com este entendimento? Justifique.


💡 1 Resposta

User badge image

NATHALIA Freitas

vc conseguiu a resposta?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais