Buscar

Proposições: 1Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana.

estou com muitas duvidas.

💡 1 Resposta

User badge image

Tamires Luciene

Denomina-se Fato Jurídico um acontecimento decorrente de uma origem natural ou humana com relevância para o mundo jurídico. Os fatos jurídicos dividem-se entre estrito e ato jurídico. O fato jurídico Lato Sensu em sentido estrito decorre de uma ordem natural (fenômenos naturais), classificam-se em ordinário e extraordinário.

O ordinário caracteriza-se ocorre por ação da natureza de forma diária. Podem ser citados como exemplos de fatos jurídicos ordinários: nascimento, morte e a maioridade. Quanto ao extraordinário apresenta-se como eventualidade, cita-se como seus requisitos caso fortuito ou força maior e "factumprincipis".

Entende-se como ato jurídico um acontecimento decorrente da vontade humana. Em relação aos atos jurídicos nota-se o ato lícito e o ato ilícito. O ato lícito refere-se aos atos praticados em conformidade com o nosso então ordenamento jurídico vigente. O ato ilícito deriva-se da manifestação da vontade humana, de modo que é praticado em desacordo com a ordem jurídica, violando direito subjetivo.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais