Buscar

Como referenciar: ""Assistir televisão" ou "Assistir à televisão"?"

Respostas

59 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

giovanna beatriz

Assistir televisão

0
Dislike0
User badge image

Renata Santos

Assistir televisão, pois "assistir á televisão" da uma ideia de tempo "Á muito tempo atrás"
0
Dislike0
User badge image

Kris Shin

De acordo com a norma culta da língua, o correto é assistir à televisão, é um caso em que ocorre o fenômeno denominado crase. Isso ocorre porque há uma contração da preposição a com o artigo definido. Para melhor explicar, há uma fusão entre a preposição A (do próprio verbo assistir, mais abaixo é explicado a questão da regência) e o artigo A que acompanha o substantivo televisão, que por sinal é uma palavra feminina.

Exemplo: assistir a + a televisão = à, ou seja, assistir à televisão. 

Exemplo: assistir a + a novela = à , também, assistir à novela.

Isso ocorre devido a regência do verbo assistir, que possui mais de duas regências, assim, dependendo de como aparece, muda o significado da oração, veja abaixo:

Assistir como verbo transitivo indireto = é no sentido de ver, observar, obrigatoriamente é preciso a preposição “assistir a”.  

Assistir como verbo transitivo direto = é no sentido de socorrer, ajudar, ou seja, não exige preposição.Por exemplo, o médico assistiu a menina , neste caso, o verbo assistiu não tem preposição, sobra somente o artigo da palavra menina.

Usando o exemplo acima, assistir televisão, está incorreto porque está contra a norma culta da língua portuguesa. Assistir a televisão, também! Isso porque significaria que você está tentando “ajudar ou socorrer a televisão”. O correto é assistir à televisão.


Sobre a crase, é preciso lembrar que não ocorre crase antes de palavras masculinas. Exemplo: filme é uma palavra masculina, logo admite o artigo o , ficaria assistir a+ o filme = assistir ao filme.

 

Em relação aos demais comentários dessa postagem, à ou á não indicam tempo em hipótese alguma, a crase em si não está relacionada com a questão do tempo. O correto é há muito tempo ou a muito tempo atrás, neste último, sem crase na preposição a. De maneira que há muito tempo atrás é redundante. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina