Buscar

Karl Max e Friedrich Engels

Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto Comunista reivindicam o direito do proletariado à uma educação pública e gratuita. Surge a partir daí a ideia da universalização e massificação do ensino, algo então restrito às classes dominantes e cuja responsabilidade ficava a cargo, geralmente, das instituições religiosas e escolas particulares que cobravam pelos respectivos serviços educacionais. Entretanto, os fundadores do materialismo histórico dialético defendiam a tese de que a emergência de uma educação realmente libertadora era inviável na sociedade capitalista. Assinale a opção que corresponde a qual circunstância história seria possível a constituição de uma educação voltada para a construção de uma sociedade sem classes: 

  1. a educação cumpriria seu papel de formação de cidadãos apenas se fosse constituído um sistema de governo democrático, com liberdade de expressão, eleições livres e vários direitos de cidadania, tanto para homens quanto para mulheres. 
  2. uma educação libertadora só seria possível através de reformas que humanizassem o capitalismo e impulsionavam a formação do aluno como cidadão. 
  3. a constituição de um aluno mais autônomo só é possível através de um aprendizado voltado à formação profissional e ao empreendedorismo. 
  4. a educação só assumiria sua função social libertadora após a revolução socialista, sendo um instrumento para a construção de uma sociedade sem classes sociais.
  5. uma educação libertadora se concretizaria se fosse novamente voltada para o ensino religioso, estimulando o altruísmo ao invés do individualismo egoísta burguês.

💡 6 Respostas

User badge image

Maria das Neves Ferreira

a educação só assumiria sua função social libertadora após a revolução socialista, sendo um instrumento para a construção de uma sociedade sem classes sociais.

7
Dislike0
User badge image

Cristina Cris

letra B

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais