Buscar

Classifique morfologicamente e funcionalmente as junturas sinoviais definindo cada tipo e exemplificando.

💡 1 Resposta

User badge image

Personaliz Arte

Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial. Quando uma articulação realiza movimento apenas em torno de um eixo diz que é mono axial, ou seja, apresenta um grau de liberdade de movimento.


Assim as articulações que só permitem flexão e extensão como a do cotovelo, são mono axiais. Quando uma articulação realiza movimento em torno de dois eixos diz que é bi axial, ou seja, apresentam dois graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução como a rádio cárpica ou articulação punho, são bi axiais.


Quando uma articulação realiza movimento em torno de três eixos diz que é tri axial, ou seja, apresentam três graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução e rotação como as articulações do ombro e quadril, são tri axiais. Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo.


As articulações podem ser classificadas, em planas, gínglimo, trocóidea, elipsóidea, selar e esferoidea. As articulações planas apresentam as superfícies opostas dos ossos, planas ou quase planas. Permite o movimento de deslizamento em qualquer direção, porém, bem limitado por apresentar cápsulas firmes. Então o movimento é discreto com amplitude reduzida. São exemplos, as articulações acrômio clavicular, sacro ilíaca, entre os ossos do carpo e tarso.


As articulações do tipo gínglimo ou dobradiça refere mais ao movimento do que a forma da superfície articular, ou seja, é uma exceção. Permite apenas o movimento de flexão e extensão sendo classificado em mono axial. Exemplo típico é a articulação do cotovelo que lembra um carretel.. As articulações do tipo trocóidea ou pivô apresentam superfície articular cilindróide. Permite apenas o movimento de rotação sendo classificado em mono axial. São exemplos, a articulação atlanto axial e radio ulnar proximal e distal.


As articulações do tipo elipsóidea ou condilar apresentam superfícies articulares elípticas. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução sendo classificado em bi axial. São exemplos, a articulação rádio cárpica (punho), têmporo mandibular e metacarpo falangiana. As articulações tipo selar apresentam superfícies articulares em forma de sela, com concavidade em uma superfície e convexidade em outra. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, é classificada em bi axial.


Apenas para lembrar que, pode ser feito as combinações desses movimentos em uma sequência circular (circundação). Exemplo único é a articulação carpo metacárpica do polegar.

As articulações tipo esferóidea apresentam superfícies articulares em forma de esfera que se encaixam em estruturas ósseas ocas. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação, são classificadas em tri axial. Movimenta-se em qualquer direção. Exemplos, as articulações do ombro e quadril.


Link: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/classificacao-funcional-morfologica-e-das-junturas-sinoviais/37285

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais