Buscar

Como o racismo é definido na Antropologia Física de Johann Blumenbach?

💡 1 Resposta

User badge image

Cléa Anjos Mendes

Há correntes na antropologia física (Johann Blumenbach), que dividiu a espécie humana em cinco raças com diferenças consequentes das influências ambientais sobre uma forma ancestral única e comum a todos os homens. Essa teoria estabelece que todos os homens têm uma origem comum.



Ao afirmar a existência de raças viabiliza-se o possível estabelecimento de um vínculo entre elas e culturas.



O RACISMO pode ser definido como uma doutrina segundo a qual todas as manifestações culturais, históricas e sociais do homem e os seus valores dependem da raça e, ainda, que existe uma raça superior que se destina a dirigir o gênero humano. As concepções racistas - A RECUSA DO ESTRANHO – são fenômeno antigo, porém a arquitetura teórica é de meados do século XIX com o francês Gobineau, considerado o fundados da teoria racista, que “as grandes raças primitivas branca, amarela, negra, que formavam a humanidade, não eram só desiguais em valor absoluto e sim em aptidões particulares.



Após Primeira Guerra Mundial, o racismo foi visto como um mito consolador, uma fuga da depressão da derrota, e assim, estendeu-se tal mito como carro-chefe base para a política da Segunda Guerra Mundial.



Enfim, as teorias raciais pretendem: a) que existem raças; b) são biológicas e geneticamente diferentes; c) que há raças atrasadas e adiantadas, inferiores e superiores; d) que as raças atrasadas e inferiores não são capazes de desenvolvimento intelectual e estão naturalmente destinadas ao trabalho manual, pois sua razão seria pequena e não conseguem compreender ideias mais complexas e avançadas; e) que as raças “adiantadas” e “superiores” estão naturalmente destinadas a dominar o planeta e que, para isso, tem o direito de exterminar as raças atrasadas e inferiores; f) que deve haver segregação racial ao bem das superiores.



Percebe-se de imediato que as teorias racistas estão a serviço da violência, da opressão, da ignorância e da destruição. Raça é uma palavra inventada para avaliar, julgar e manipular diferenças biológicas e genéticas e para justificar a violência contra seres humanos.



O que se pretende mostrar com estas reflexões é a repercussão devastadora da doutrina racista tais sejam:




Os fundamentos da doutrina racista são falsos e os desdobramentos da prática são inúteis e indesejáveis porque criminosos.



Embora proibidas pelo texto constitucional brasileiro, práticas racistas ainda estão enraizadas em certa monta na consciência de grupos.



Para alertar que ainda persistem em pleno século XXI.



E que vem se ampliando em todos os níveis, desde o acesso a locais públicos, como movimentos humanos migratórios.



Cuidado! quando se dissemina que o diferente é escolhido como bode expiatório para os males sociais, como desemprego, marginalidade, explosão urbana, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais