Buscar

A Ssegunda lei da termodinâmica : uma introdução materia: fisica

Todos os processos termodinâmicos apresentam uma direção preferencial para a ocorrência, assim como uma quantidade de energia associada; estes enunciados são esclarecidos pela primeira e segunda leis da termodinâmica. A primeira lei esclarece a quantidade da energia e as transformações de uma forma para outra, sem levar em consideração a sua qualidade.

A preservação da qualidade da energia é uma grande preocupação dos engenheiros e a segunda lei oferece os meios necessários para determiná-la. Assim, uma parte maior da energia de alta temperatura pode ser convertida em trabalho em relação à de baixa temperatura, apresentando uma maior qualidade no primeiro processo.


💡 2 Respostas

User badge image

Katiucia Cabral

ñ sei

1
Dislike1
User badge image

Estefania Dos Santos

Padrão de resposta esperado

Este processo não pode ocorrer espontaneamente, pois o calor não flui do meio de menor temperatura, que seria a fonte, para o meio de maior temperatura, o sumidouro. Neste caso, a fonte fria não pode comportar-se como reservatório de energia. Este processo não viola a primeira lei da termodinâmica, pois a energia perdida pela fonte fria "seria" absorvida pela fonte quente, entretanto, a segunda lei não permite que ocorra, já que existe uma direção espontânea para a energia fluir e, neste caso, seria da fonte quente para a fonte fria (sumidouro).


Este processo não viola a primeira e a segunda leis da termodinâmica, portanto o mesmo ocorrerá. Neste caso, o forno é a fonte de calor e as batatas a uma temperatura menor será o sumidouro. O fluxo de energia dá-se da fonte quente para a fonte fria, não contrariando as leis. O forno será o reservatório de energia, pois a temperatura do mesmo pode manter-se inalterada, apesar do fornecimento de calor para as batatas. As temperaturas da maioria dos fornos são controladas cuidadosamente e eles podem fornecer grandes quantidades de energia térmica, na forma de calor, de um modo essencialmente isotérmico.


O fluxo de energia ocorre do aparelho de TV, a fonte quente, para o ar ambiente mais frio, que é o sumidouro, não violando a segunda lei. O calor perdido pela fonte é absorvido pelo sumidouro, o que é permitido pela primeira lei. Portanto, o processo ocorrerá, mas não haverá modificação na temperatura do ar ambiente, pois o mesmo comporta-se como um reservatório de energia, retirando energia da TV sem alteração na temperatura média, pois o mesmo apresenta um volume muito grande em relação à transferência de calor da TV.


O fluxo de calor ocorre da fonte quente, o ar interior da residência, para o ambiente externo mais frio, que é o sumidouro; assim, a segunda lei não é violada. Como o calor perdido pelo ar interior é absorvido pelo ambiente externo, a primeira lei também não é violada. Desta forma, o processo irá ocorrer. Entretanto, como o ar do ambiente externo tem um volume muito grande em relação ao interior da residência, este não terá a temperatura aumentada e será o reservatório de energia.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais