Buscar

Liderar não é uma tarefa fácil.Qual o conceito e os tipos de liderança?

Respostas

User badge image

Laura venancio

A liderança autoritária: costuma ter seu foco na execução de demandas, seguindo de forma rigorosa as regras pré-estabelecidas. A liderança é autocrática pois é a opinião em que irá contar no final, definindo as decisões a serem tomadas sem promover a participação de outros colaboradores.

A Liberal : Estes tipos de liderança funcionam realmente como o nome sugere, costuma ser mais liberal por deixar os colaboradores mais livres para exercerem suas funções e tomarem suas próprias decisões.

A liderança democrática : é um dos tipos de liderança onde possibilita que todos os liderados façam parte das decisões importantes do grupo, aceitando ideias, sugestões e críticas visando construir um aperfeiçoamento das atividades e da organização como um todo. Na liderança democrática, o líder encoraja a participação de todos, preocupando-se igualmente com o trabalho e com o grupo como um todo.

A Liderança Situacional: Quando um gestor pode escolher entre os tipos de liderança de acordo com a tarefa que será executada, as pessoas e a situação em que será enquadrada. Esta liderança é conhecida como situacional, onde o administrador ordena os subordinados para cumprir ordens, como também sugere a realizar certas demandas com uma consulta prévia antes de tomar decisões.

tem outras...

3
Dislike0
User badge image

Junior H

Liderar é o processo pelo qual o indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados. Mas, nada é tão fácil quanto parece, e liderar não é uma tarefa simples, requer características como paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Não há fórmula secreta ou receita de bolo, porém algo fundamental para se ser um bom Líder é primeiramente saber se auto-liderar, conhecer suas limitações, liderar bem seu sistema interno, pois sem auto-conhecimento, sem conseguir "dirigir seu próprio carro", como é que alguém pode querer dirigir outras pessoas? Em suma, pode-se dizer que a função adequada do líder não é mandar e sim liderar, desenvolver a liderança, exercitar sua capacidade de persuasão, argumentação, carisma e empatia.

  • Líder Autocrático: identificado por sua forma arcaica de atuar concentra o poder de decisão, dita sozinho as normas e atividades do grupo, não distribuindo o poder de decisão. Não promove lideranças, nem estimula a iniciativa dos membros do grupo e pode ser considerado uma espécie de ditador.
  • Líder Democrático: Valoriza as idéias e iniciativas do grupo, coordena, anima, promove a participação e a cooperação de todos, favorecendo o surgimento de novas lideranças. Cria clima de liberdade, de comunicação e integração.
  • Líder "Laissez-Faire" (Deixa-Correr): Ao contrário dos outros dois, não toma iniciativa nenhuma, é inseguro e desligado, não assume, não dirige, não coordena deixando que ajam da forma que julgarem melhor esperando qual será o resultado.
  • Líder Paternalista: bastante parecido com o estilo autocrático, porém alcança seus resultados através da superproteção. Não valoriza a iniciativa alheia e também não promove lideranças. Tende a criar individualidades infantis, indecisas e inseguras e todos recorrem a ele para a solução dos problemas.
  • Líder Situacional: age de acordo com a situação e o momento, conseguindo se adequar aos quatro estilos anteriores dependendo da situação. Por exemplo, se o líder trabalha com um grupo iniciante, imaturo e irresponsável, pode adquirir características mais autoritárias. Se o líder tem algum liderado que atravessa uma fase difícil e comete algum engano sem intenção, pode ser paternalista. Se o líder trabalha com pessoas responsáveis e maduras pode ser mais permissivo.


1
Dislike0
User badge image

Bárbara Leieny Tosta

Liderança, é um tema vasto com diversas análises e opiniões, é um assunto que desde 

sempre possui envolvimento em nossas vidas. Seja na parte educacional, profissional, 

financeira, religiosa, qualquer que seja a área de nossas vidas que buscamos, lá existiu 

ou existe a influência de uma liderança, seja ela positiva ou não. Até mesmo para 

identificar padrões de comportamentos que hoje possuímos, que vieram de uma 

influência anterior, seja ela seguida consciente ou inconscientemente. Muitos de nossos 

comportamentos, são reflexos de alguma liderança que tivemos como referência no 

passado.


1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina