A maior rede de estudos do Brasil

Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil

1.Não existe dúvida alguma sobre a influência da arquitetura e da estrutura sobre o caráter e as atividades do homem. Criamos nossas construções e depois são elas que nos criam. Elas determinam os caminhos de nossas vidas. Para Vitrúvio, no projeto arquitetônico deve haver um equilíbrio entre: forma, função e estrutura. Nessas condições, o arquiteto desenvolve e apresenta a Tríade Vitruviana. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três componentes fundamentais da arquitetura para Vitrúvio:

a) Função, Utilitarismo e Firmitas.

b) Venustas, Utilitas e Firmitas.

c) Estética, Função e Utilitas.

d) Venustas, Utilitas e Função.  



2.As mais significativas conquistas na era da arquitetura pré-histórica foram as construções megalíticas, compostas por grandes pedras. A capacidade de trabalhar com pedras de grande porte foi utilizada nas mais famosas construções megalíticas. Com o intuito de abandonar as cavernas, o homem neolítico desenvolveu a sua moradia, surgindo um novo cenário. Os Dolmens e os Nuragues são os tipos de construções que fazem parte do período Pré-Histórico, ambas possuíam características diferentes. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o verdadeiro significado do conceito das Nuragues:

a) Moradia: construções edificadas em pedra.

b) Santuário: pedras fincadas no chão.

c) Moradia: pedras fincadas no chão.

d) Santuário: construções edificadas em pedra.  



3.A evolução arquitetônica, seus princípios, ideais e realizações estão sujeitos a diversos períodos históricos, passando pela: Pré-História, Antiguidade, Antiguidade Clássica, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Da caverna à cabana, as primeiras expressões arquitetônicas surgiram no período Neolítico, quando ocorreu o foco efetivo de desenvolvimento da atividade arquitetônica. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome da pequena vila na Turquia:

a) Stonehenge.

b) Pirâmides de Gizé.

c) Çatal Hüyük.

d) Zigurate de Ur.  


4.A arquitetura de uma cidade, assim como o seu planejamento urbano, deve estar baseada em conceitos importantes, não só relacionados à estética e à beleza, como também ao de felicidade e bem-estar. Desde os primórdios, observa-se a produção de espaços significativos para os homens. No início, as construções eram pensadas e estruturadas com enfoque na função de subsistência. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características estéticas de uma cidade:

a) A função da estética está relacionada a um programa de necessidades que o profissional precisa seguir.

b) As características principais da estética nos programas arquitetônicos está relacionada a forma adequada a função.

c) A qualidade estética de uma cidade precisa estar relacionada à melhoria de vida da sociedade.

d) A qualidade estética está relacionada ao funcionalismo do programa arquitetônico.  



5.A história do Egito começa por volta de 3000 a.C., quando Menes, faraó do Alto Egito, uniu o Alto e o Baixo Egito e estabeleceu sua capital em Mênfiz, perto da junção dos dois territórios. As pirâmides arqueológicas tiveram início à medida que ocorriam os rituais religiosos. As construções exigiram conhecimento avançado em matemática com relação à quantidade de pedras utilizadas. Das dezenas de pirâmides do Egito, a mais conhecida é a Quéops, a única que resistiu ao tempo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a primeira pirâmide construída no Egito em escala monumental:

a) Parthenon.

b) Quéops.

c) Saqqara.

d) Trajano.  



6.A estética apresenta-se dentre as diferentes culturas e épocas. Desde a antiguidade, se estuda a estética com intuito de estudar a beleza da natureza e dos fundamentos da arte. Visto que a estética é o campo da filosofia que estuda o belo, ocupando-se às questões de beleza e aos assuntos ligados a ela. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o significado do termo "estética":

a) Parte da teoria de que as características obedeçam à disposição da planta baixa dos ambientes.

b) O termo "estética" vem do grego aisthésis que se refere à percepção através dos sentidos, ou seja, à função.

c) Parte da teoria de que as características obedeçam à disposição da planta baixa dos ambientes através da estética.

d) O termo "estética" vem do grego aisthésis que se refere à percepção através dos sentidos, ou seja, à sensação.  



7.A arquitetura está presente em nosso entorno e tem suas origens na Pré-História, introduzida na literatura ocidental a partir da Grécia, quando a humanidade começou a dominar a técnica de trabalhar na pedra. A organização da arquitetura como ciência começou com o arquiteto romano Marco Vitrúvio, no século I a.C. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tratado do arquiteto Marco Vitrúvio dedicado ao Imperador Augusto:

a) Basílica Fanum Fortunae.

b) Venustas, Utilitas e Firmitas.

c) De Architectura Libri Decem.

d) Teoria da Tríade Vitruviana.  



8.A dinâmica da vida continuada desencadeou o fascínio urbano em escala global. A modernização social intensificou o fluxo populacional das cidades, tornando-se um processo irreversível. Globalmente, o processo de urbanização, responsável pela reprodução espacial, teve início no século XVIII nos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois processos associados às dinâmicas da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos:

a) Revolução Técnica e Êxodo Rural.

b) Revolução Industrial e Êxodo Rural.

c) Ciência e Tecnologia.

d) Revolução Industrial e Revolução Técnica.  



9.A Arquitetura é o espelho da nossa sociedade e remonta a materialização das ações antrópicas. A transformação espacial, decorrente da evolução civil, modificou os espaços físicos e a configuração da paisagem natural. Sobre o período das transições de hábitos com relação ao enraizamento humano sobre o espaço físico, assinale a alternativa CORRETA:

a) Período Pré-Histórico Neolítico.

b) Período Pré-Histórico Medieval.

c) Pós Revolução Industrial.

d) Período Pré-Histórico Paleolítico.  



10.O Arquiteto Luc Schuiten diz que a estética é uma maneira de tornar a arquitetura ética, de uma forma bela. A partir desses pressupostos é importante que se pense em estética, ética e arquitetura de maneira coletiva, para que, assim, a ciência da beleza busque sentido para a dimensão da vida na qual a homem vivência o belo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação "estética x ética na arquitetura":

a) A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência criativa.

b) A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência técnica.

c) A estética está relacionada à ciência moral e a ética como ciência da sensibilidade e beleza.

d) A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência moral.  


6 resposta(s)

User badge image

Nicoli Formagini

Há mais de um mês

6- d) O termo "estética" vem do grego aisthésis que se refere à percepção através dos sentidos, ou seja, à sensação.


6- d) O termo "estética" vem do grego aisthésis que se refere à percepção através dos sentidos, ou seja, à sensação.


User badge image

saile Oliver

Há mais de um mês

bom dia Maicon. também estou correndo atrás das respostas dessa avaliação. se conseguir publicarei. o problema é que o prazo do envio é até domingo dia 26/04/2020.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes