Buscar

biomedicina

Davi é um aluno do curso de biomedicina e, durante o período que realizou seu estágio curricular, teve a oportunidade de acompanhar o caso de Annie, uma enfermeira de 50 anos de idade que trabalha no posto de saúde de sua cidade. Há aproximadamente 15 dias, Annie apresentou-se febril (38°C), com mal-estar generalizado seguido de náuseas, vômitos, fadiga e dor no hipocôndrio direito. Ao consultar-se com seu médico, Annie relatou que observou alterações na coloração de sua urina e fezes e que há aproximadamente 1 mês sofreu um acidente com perfurocortante em seu trabalho. O exame físico revelou escleras ictéricas, ausência de massas palpáveis no abdômen, frequência cardíaca de 90bpm, pressão arterial 120/85mmHg, frequência respiratória de 18inc/min e temperatura de 38,4°C. Annie não é tabagista ou etilista, e relata que está em dia com seu calendário de vacinação. Annie realizou alguns exames laboratoriais e, após os resultados, em conjunto com as manifestações clinicas, Annie recebeu o diagnóstico de hepatite B aguda. Davi se lembrou que apesar de Annie não ser alcoólatra, ela poderia apresentar alterações em suas células hepáticas (esteatose) e fez algumas afirmações para discutir com seu supervisor de estágio. Com base nas afirmações de Davi, assinale a alternativa VERDADEIRA (correta):

a)A etiologia da esteatose de Annie é decorrente da infecção viral pelo HBV o qual interferiu no metabolismo de ácidos graxos dos hepatócitos induzindo a deposição de proteínas intracelulares.

b)A esteatose pode apresentar uma etiologia multifatorial, entre os fatores mais comuns destacam-se abuso de álcool e a obesidade, os quais induzem o acúmulo anormal de água e eletrólitos devido a alterações no funcionamento da bomba de sódio e potássio.

c)Possivelmente, Annie desenvolveu o acúmulo anormal de glicogênio, também denominado de esteatose, devido a uma adaptação celular frente a infecção viral pelo HBV.

d)Devido ao estímulo nocivo pelo qual foi submetida, possivelmente Annie apresentará alterações hepáticas denominada de esteatose ou degeneração gordurosa, a qual é caracterizada pela deposição de triglicerídeos no interior dos hepatócitos

e)A esteatose é uma característica morfológica decorrente de uma lesão irreversível e apesar da introdução terapêutica e remoção do estímulo, haverá a progressão para cirrose e consequentemente para o carcinoma hepatocelular.