Buscar

O fenômeno da ultratividade da norma jurídica é exceção à regra de que a lei necessita estar vigente. Está correta a afirmação?

Respostas

User badge image

Brenda Casale

Sim, pois a ultratividade determina que a lei, mesmo já revogada, continue a reger situações ocorridas durante a sua vigência, significa dizer então que a lei permanecerá regendo algumas situações, mesmo que não esteja mais vigente.
1
Dislike0
User badge image

San Santos

RESOLUÇÃO: O tema da ultratividade também costuma aparecer em provas do CESPE. Então, vamos compreender melhor: se a retroatividade pretende a aplicação de uma lei a fatos anteriores à sua publicação e entrada em vigor, a ultratividade determina que a lei, mesmo que tenha sido revogada, continue a reger as situações ocorridas durante a sua vigência. Ou seja, a lei irá continuar a reger algumas situações, apesar de sua revogação. Vamos pensar no seguinte exemplo: se um casal se casa na vigência do Código de 1916, o regime de bens de seu casamento seguirá sendo regido por aquele diploma, apesar de ele já estar revogado atualmente. Resposta: CORRETO.

Fonte: direção concursos

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina