Buscar

Porque a filosofia é considerada mãe das ciências?

filosofia da educação

💡 4 Respostas

User badge image

Dhyan Zanini

Primeiramente porque a filosofia na grecia englobava todos os tipos de estudos, matematica, geografia, fisica, quimica, tudo enquadrava-se como filosofia, claro que hoje temos outros tipos de denominacoes e divisoes e disciplinas. Comecamos por Thales de Mileto, qual se utilizava da Metereologia, para prever quando teria safras de oliveiras e assim se antecipando na compra deste produto para garantir grandes lucros, ou ainda temos como exemplo os tres icones da filosofia antiga, Socrates, Platao e Aristoteles, sendo que este ultimo ao falecer deixou sua biblioteca de livros, dos quais seus discipulos ao cataloga-las e classificalas em varios assuntos e ramos, encontraram anotcoes que nao entendiam, mas tais anotacos estavam depois dos livros de Fisica, dando-lhe o nome de Meta-Fisica, originando mais uma disciplina que originou-se dos filosofos....

2
Dislike0
User badge image

Danielle Onório Campos

Sobre o fato de que a Filosofia é considerada a mãe de todas as ciências, podemos compreender que esse título foi dado a esta ciência haja vista que a partir de seus estudos, ela é capaz de incentivar que o indivíduo, como pensador que é, buscar sempre novas respostas e resultados para os questionamentos.


Dessa forma, a Filosofia tem papel de suma importância, pois a partir de tal estímulo todas as demais ciências foram se desenvolvendo e muitas outras ainda serão desenvolvidas porque nunca teremos resposta definitiva, enquanto houver novos questionamentos.


Etimologicamente, a palavra Filosofia é composta por dois termos derivados do grego: φίλος (philos), que significa amigo, amante, irmão, respeitador e σοφία (sophia), que significa sabedoria, saber.


Então, podemos dizer que - por origem - a Filosofia preza pelo cultivo da sabedoria, pela busca por conhecimento, premissa essa em que se fundam todas as outras ciências.



1
Dislike0
User badge image

Jéssica Blasco

A palavra Filosofia é composta por dois termos derivados do grego: φίλος (philos), que significa amigo, amante, irmão, respeitador e σοφία (sophia), que significa sabedoria, saber. Então, podemos dizer que - por origem - a Filosofia preza pelo cultivo da sabedoria, pela busca por conhecimento, premissa essa em que se fundam todas as outras ciências.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais