Buscar

ATIVIDADE DE CAMPO – AULA 4

a) Os desembargadores, ao considerarem uma mulher transexual como vítima de feminicídio se utilizaram de um recurso interpretativo ou integrativo? Diferencie interpretação analógica e analogia. b) A matéria trata de feminicídio tentado praticado por quatro jovens menores de 18 anos. Caso a vítima viesse a falecer três meses após em decorrência das agressões sofridas, seria possível imputar tal delito aos envolvidos que tenham completado 18 anos antes do falecimento da vítima? c) Caso a vítima viesse a falecer a caminho do hospital em decorrência da colisão da ambulância na qual se encontrava com um ônibus, o resultado morte seria imputado aos adolescentes? d) Caso um policial estivesse presente no momento do crime e, por livre e espontânea vontade, decidisse não intervir na defesa da vítima, sua conduta teria relevância penal? 

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Souto

a) Integrativo e extensivo;.

a.2) Interpretação analógica é uma conexão de um fato não previsto em lei específica, onde o jurista se vale de uma norma existe (genérica) para proteger o bem jurídico tutelado e a analogia é uma simples comparação.

b) Não seria possível retroagir para punir os jovens por feminicídio, pois pela Lei Penal e Processual Penal vigente c/c o ECA eles seriam considerados menores infratores.

c) trata-se de uma causa independente, se não houvesse ocorrido as agressões, não haveria necessidade de a vítima estar na ambulância, logo o fato seria imputado aos menores com fato consumado.

d) No caso do policial como agente garantidor, este deveria ter agido em defesa da vítima e como não agiu, conforme a narrativa, lhe será imputado o delito de feminicídio.

2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas