Buscar

Preciso de ajuda com essa questão de imunologia.

Na tarde de 20/04/2020, Cleide chegou a emergência do hospital apresentando os seguintes sinais clínicos: marcas de dentes (dois furos) na região do tornozelo, hemorragia local, dor, edema, vômito, dificuldade respiratória e insuficiência renal aguda. Sendo assim, após analisar o caso, o médico chegou à conclusão de que Cleide teria sofrido um envenenamento por uma cobra peçonhenta do gênero Bothrops. Em seguida, o médico administrou uma certa quantidade de soro antiofídico botrópico e em seguida antibióticos para evitar infecções secundárias. Receitou ainda anti-inflamatório para diminuir a dor e o inchaço. Cleide se recuperou em poucos dias. Mediante a esse caso clínico, e sabendo que existem dois tipos de imunização (ativa e passiva), DISCORRA sobre elas, diferenciando-as. Em seguida, APONTE qual tipo de imunização o médico utilizou no caso de Cleide e EXPLIQUE suas características.

💡 1 Resposta

User badge image

Helena O.

Imunização ativa: Existe um estimulo que gera uma resposta imune provocando a produção de anticorpos específicos(contato direto com o antígeno). A imunização ativa pode ser natural (infecção com ou sem sintomas) e artificial ( administração de vacinas). Esse tipo de imunidade pode durar anos ou durar a vida toda, gerando memoria imunológica.

Imunização Passiva: Ela é temporária, mas é imediata. São administrados anticorpos prontos, portanto não há ativação de células de memoria. Utiliza-se a imunização passiva quando necessita-se de uma resposta imediata, mas a quantidade de anticorpos declina em semanas. Ela pode ser natural (anticorpos maternos passados via placenta ou pelo leite materno) ou artificial ( administração de soro que são como anticorpos específicos já prontos).

O médico utilizou a imunização passiva artificial, pois o soro antiofídico contem anticorpos específicos, sendo que essa imunização não gera memoria imunológica. Os anticorpos são específicos, então cada soro só é eficaz contra determinado tipo de veneno, por isso é muito importante a identificação da especie para que o paciente receba o soro adequado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais