Buscar

É permitido que o Estado do Rio Grande do Sul decrete a sua independência em relação ao resto do país?

💡 10 Respostas

User badge image

fabricio albanesi

não, pelo princípio da indissolubilidade

A Constituição brasileira de 1988 dispõe em seu art. 1º, O Principio da Indissolubilidade ao qual preceitua: "A Republica Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito.

3
Dislike0
User badge image

EMANUEL ALVES

Se levarmos em consideração o Art.18 da constituição, sim. Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 1º Brasília é a Capital Federal.

    § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

Mas, como a nossa forma de Estado é a Federação e uma de suas características é a Indissolubilidade do Vínculo (art.1º), ou seja, é impossível a separação do Estado da Federação enquanto a nossa constituição atual existir.

,Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019)

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição .

Espero ter ajudado, tentei colocar a visão do povo do Rio Grande do Sul e o que a nossa constituição fala e que impede do Sul seja separado do restante do país.

1
Dislike1
User badge image

Olair Benato

Não, pois os estados-membros são detentores de autonomia e não da soberania. São autônomos, nos limites de suas competências, constitucionalmente definidas, delimitadas e asseguradas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais