Buscar

Por qual razão a revolução socialista aconteceu na Rússia? explique

💡 2 Respostas

User badge image

Andrade Andrade

A causa imediata da Revolução Russa foram os efeitos desastrosos do envolvimento russo na I Guerra Mundial. Na qualidade de membro da Tríplice Entente, juntamente com a Grã-Bretanha e a França, o Império Russo entrou em guerra com a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1914.



1
Dislike0
User badge image

Will Santos

A Rússia era um vasto império governado pelo regime czarista. Em consequência do atraso político e econômico, o país, apesar de seu gigantesco tamanho, não conseguira modernizar sua economia nem melhorar as condições de vida da população, cuja absoluta maioria vivia em grande pobreza, superexplorada pela velha nobreza territorial e pela Igreja cristã ortodoxa.

Ao mesmo tempo, o avanço das potências imperialistas do Ocidente em direção à Ásia começou a colocar em risco a porção oriental do Império Russo. Isso obrigou os czares a abrir o país aos capitais estrangeiros a fim de atrair os investimentos necessários ao desenvolvimento industrial, particularmente na indústria bélica e energética.

Entre 1904 e 1905, a Rússia entrou em guerra contra o Japão, numa disputa imperialista pelo controle da Coréia e da Manchúria, e acabou derrotada. Os custos da guerra provocaram uma forte crise econômica, marcada por aumento dos impostos, escassez de alimentos e elevação acentuada do custo de vida. 


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais