Buscar

as diferenças entre as relações jurídicas obrigacionais, reais e da personalidade

💡 1 Resposta

User badge image

Fellipe Besighini

Relações “obrigacionais”
O direito obrigacional ou pessoal consiste num vínculo jurídico pela qual o sujeito ativo pode exigir do sujeito passivo determinada prestação (dar, fazer ou não fazer). Constitui uma relação de pessoa a pessoa (direito relativo) e tem, como elementos: O sujeito ativo, passivo e a prestação.

Relações “reais”

O direito real pode ser definido como o poder jurídico, direto e imediato, do titular sobre a coisa. É a relação jurídica da pessoa na posse, uso e gozo de uma coisa, corpórea ou incorpórea, que é de sua propriedade. Os direitos reais estão previstos no rol TAXATIVO do art 1.225 do Código Civil.

Não entendi sua pergunta em relação as relações jurídicas da personalidade.

Acredito que você tenha perguntado em relação aos direitos inerentes a personalidade, recomendo uma leitura no texto constitucional. Mas os direitos da personalidade são normalmente definidos como o direito irrenunciável e intransmissível que todo indivíduo tem de controlar o uso de seu corpo, nome, imagem, aparência ou quaisquer outros aspectos constitutivos de sua identidade.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais