A maior rede de estudos do Brasil

Fundamentos Contábeis

Da mesma forma que o Ativo tem seus subgrupos e a apresentação das suas contas baseadas na liquidez do item patrimonial, o Passivo é dividido e obedece à regra do prazo de vencimento, ou seja, são as primeiras contas do Passivo Circulante as contas que têm exigibilidade no mais curto prazo. Portanto, o passivo é subdividido também em Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.  Abaixo marque a afirmativa que corresponde às características corretas sobre os subgrupos:

  1. Existem três subgrupos: o Passivo Exigível a Curto prazo, o Passivo Exigível a Longo prazo e Passivo Circulante, cada um deles demonstra os itens patrimoniais de curto prazo, longo prazo e os de liquidez imediata., respectivamente.
  2. No Passivo não exigível, estão demonstradas as obrigações com os sócios, cujo prazo de pagamento é indeterminado; e o Exigível a longo prazo, que são as contas com vencimento após o término do exercício seguinte.
  3. No Passivo Exigível a curto prazo estão as contas com vencimento no período de 30 dias, no Exigível a longo prazo, estão as contas com vencimento depois do término do exercício seguinte.
  4. No Passivo Circulante estão os itens patrimoniais com liquidez imediata, ou de curto prazo, enquanto no Passivo Circulante, estão os itens com vencimentos após o término do exercício social.
  5. No Passivo Circulante estão apresentados os itens patrimoniais cuja obrigação deve ser cumprida no curto prazo e no Passivo Não Circulante estão as obrigações com vencimento a longo prazo. Do mesmo lado do passivo, é demonstrado o Patrimonio Líquido, que são as obrigações com os sócios.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?