A maior rede de estudos do Brasil

Sobre esse conceito, proposto por Freyre, assinale a alternativa CORRETA:

O Brasil é marcado pela diversidade cultural e humana. Ao longo dos séculos, inúmeras etnias ocuparam ou fizeram dele seu novo país. Até o século XIX, a mistura dessas etnias era vista como problemática. Todavia, a partir de 1930, com a obra "Casa Grande e Senzala", escrita por Gilberto Freyre a discussão das relações étnico-raciais ganhou uma carga positiva. Por meio das ideias do livro, surgiu um esforço de destacar a originalidade da miscigenação entre as raças, indicado pelo conceito de 'Democracia Racial'. 

a) A noção de democracia racial indica o nível e a intensidade do preconceito difundido pela sociedade e instituições brasileiras.

b) A noção de democracia racial traz consigo a ideologia do racismo institucionalizado, defendendo a divisão entre as raças, assim como distintas formas de aplicação da justiça.

c) A noção de democracia racial inaugurou um mito fundador, segundo a qual o Brasil é marcado pela harmonia entre as raças branca, negra e indígena.

d) A noção de democracia racial está relacionada à miscigenação, apontando o desequilíbrio entre as três raças constitutivas da nação brasileira.

MulticulturalismoAgrárias

1 resposta(s)

User badge image

sucanseiro

Há mais de um mês

RESPOSTA CORRETA LETRA C

A noção de democracia racial inaugurou um mito fundador, segundo a qual o Brasil é marcado pela harmonia entre as raças branca, negra e indígena.

RESPOSTA CORRETA LETRA C

A noção de democracia racial inaugurou um mito fundador, segundo a qual o Brasil é marcado pela harmonia entre as raças branca, negra e indígena.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes