A maior rede de estudos do Brasil

obra de Gilberto Freyre

A partir da obra de Gilberto Freyre, "Casa Grande e Senzala", os estudos raciais brasileiros esforçaram-se em criticar a ideia proposta neste livro de "Democracia Racial". Para os autores, a sociedade brasileira não podia ser percebida como harmônica e integrada, como indicou Freyre. Sobre as críticas direcionadas à noção de democracia racial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Apontou-se o Brasil como uma sociedade que copiou o modelo indígena de organização rural, cujo poder era exercido pelo senhor de engenho.   

(    ) Apontou-se que as estruturas de poder político e econômico de nosso país continuaram a deixar de lado a necessidade da integração do negro nessas esferas.  

(    ) Apontou-se para a sobreposição das dimensões classe e raça, no sentido de ligar raça e pobreza, encobrindo os conflitos sociais e o próprio racismo brasileiro.  

(    ) Apontou-se para a necessidade de produzir sistemas legais e jurídicos diferentes para brancos e negros, conforme modelo de racismo institucionalizado da África do Sul.  

MulticulturalismoAgrárias

1 resposta(s)

User badge image

jucicleia

Há 1 mês

resposat c

resposat c

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes