A maior rede de estudos do Brasil

Por que o desenho infantil é tão relevante no análise de crianças?

PsicanáliseMETODISTA

11 resposta(s)

User badge image

Cris

Há mais de um mês

Porque no desenho é representado o mundo subjetivo da criança, já que muitas vezes a criança não consegue se expressar verbalmente.

Porque no desenho é representado o mundo subjetivo da criança, já que muitas vezes a criança não consegue se expressar verbalmente.

User badge image

Janiny

Há mais de um mês

 O desenho faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano, independentemente de sua idade e, portanto, não deixa de ser mais ou menos importante no desenvolvimento psicofísico de uma criança. Toda criança passa por um longo processo de evolução em todos os aspectos, mas para isso necessita passar por uma diversidade de estímulos.

   Os desafios e as propostas inteligentes são fundamentais no desenvolvimento adequado e saudável das crianças dentro da sua cultura. Segundo o PCN (2000), a arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significado e valores que governam os diferentes tipos de revelação entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

   O desenho é uma dessas formas incitadoras para a construção de olhares estéticos e artísticos da criança social. Além disso, o desenho ainda permite à criança desenvolver o senso de observação, os mínimos detalhes, a diversidade de cores, formas, texturas, e, também, entrar em contato com grande variedade de materiais, muitas vezes utilizados para realização de atividades artísticas, seja no ambiente da escola, ou fora dela.

   Outro fator importante é fazer com que as crianças explorem a variedade de materiais, que esteja ao seu alcance e entorno, incluindo materiais da natureza, simples, porém que propõem resultados exuberantes, como os materiais industrializados. Também as crianças podem ser desafiadas em diferentes ambientes (familiar, escolar, social).


User badge image

Leticia

Há mais de um mês

Como sabemos, para as crianças que estão no estágio da Educação Infantil, muitas vezes o desenho pode servir como uma linguagem da expressão dos sentimentos, os quais ela ainda não consegue expor por meio da fala, ou mesmo pela linguagem escrita.
    Neste sentido, reportamos que o ambiente escolar, no geral, é para a criança um espaço de muitas novidades, descobertas, aprendizagens e conhecimentos novos. O desenho como forma de expressão subjetiva, e o grafismo faz parte do crescimento físico e, principalmente, do desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes